COMPARTILHE

A Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) anunciou as orientações para a migração ao Sistema Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), que passa a valer em 1º de janeiro de 2026. A mudança busca padronizar o modelo de emissão em todo o país e ampliar transparência e segurança jurídica.

Campo Grande manterá o Emissor Próprio Integrado, que continuará funcionando de forma compatível com o Ambiente de Dados Nacional (ADN). O sistema municipal passa por ajustes para se alinhar ao padrão nacional da Declaração de Prestação de Serviço (DPS).

A migração será obrigatória para contribuintes que utilizam integração via Webservice, principalmente empresas que emitem notas em lote por meio de sistemas de gestão (ERP). Essas empresas devem se adequar ao Web Service/API do modelo nacional e integrar suas plataformas diretamente ao ADN para transmitir dados fiscais.

Período de transição

Durante a fase de adaptação, o emissor municipal ainda aceitará notas no layout atual. As conversões internas para o padrão nacional serão temporárias e desativadas após o prazo legal.

Orientações às empresas

A Sefaz lembra que, conforme a Lei Complementar nº 214/2025, as empresas precisam iniciar imediatamente a atualização ou desenvolvimento de seus sistemas com base na documentação publicada em gov.br/nfse. A pasta também recomenda que contribuintes realizem testes de integração assim que o ambiente de homologação estiver disponível e priorizem a migração definitiva para evitar inconsistências futuras.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.