COMPARTILHE

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), divulgou nesta quarta-feira (22) a lista final dos 30 projetos selecionados pelo Programa Tecnova 3 MS. As iniciativas receberão um total de R$ 15,4 milhões em fomento para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços e processos inovadores.

Cada empresa aprovada poderá obter até R$ 500 mil em recursos, repassados como subvenção econômica. O objetivo é apoiar a aceleração e, em alguns casos, a internacionalização dos projetos. A verba é proveniente do Governo de Mato Grosso do Sul e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

“As empresas contempladas nesta edição vão receber os recursos necessários para avançar em seus projetos de tecnologia e inovação, proporcionando benefícios para a sociedade e para o desenvolvimento do Estado”, afirmou Jaime Verruck, secretário da Semadesc.

Promovido pela Finep em parceria com governos estaduais, o Tecnova busca fomentar inovações com risco tecnológico elevado, ampliando a competitividade empresarial. Em Mato Grosso do Sul, a execução do programa é coordenada pela Fundect.

Recorde de participação

A terceira edição do Tecnova em Mato Grosso do Sul registrou 112 propostas, o maior número desde o início do programa no Estado. Foram selecionadas 26 empresas de Campo Grande, duas de Dourados, uma de Nova Andradina e uma de Mundo Novo.

Os projetos contemplados abrangem áreas prioritárias como Agronegócio (13), Tecnologias Sociais e Assistivas (5), Cidades Inteligentes e Energias Renováveis (7), Bioeconomia, Biotecnologia e Biodiversidade (3), além de Saúde Animal e Humana (2).

Segundo Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundect, o resultado reflete o avanço do ecossistema de inovação local. “As empresas propõem soluções altamente impactantes para tecnologia e inovação no Brasil”, destacou.

Impactos no Estado

Os projetos selecionados também estão alinhados aos objetivos estratégicos do Plano Plurianual 2024-2027, que busca tornar Mato Grosso do Sul um Estado de referência em ciência, tecnologia e inovação, com foco em sustentabilidade e competitividade. Entre os objetivos estão o avanço em políticas de energia limpa, gestão de recursos hídricos e agropecuária sustentável, além da ampliação da industrialização e da diversificação econômica.

A iniciativa conta com o apoio de instituições como Startup Sesi/Fiems, Fecomércio/Senac-MS e Sebrae-MS.

Confira o resultado aqui:

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.