Os cartórios de Mato Grosso do Sul não terão atendimento ao público na segunda (16) e na terça-feira (17) de Carnaval, em 2026. O expediente será retomado na quarta-feira (18), a partir das 12h, segundo orientação da Associação dos Notários e Registradores do Estado (Anoreg/MS).
As mudanças seguem determinações do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e da Corregedoria-Geral de Justiça. O modelo acompanha o que ocorre na maior parte do país, onde a terça-feira é considerada feriado e a segunda e a manhã de quarta-feira funcionam como ponto facultativo.
Mesmo com a suspensão do atendimento regular, os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais manterão plantões para registro de nascimentos e óbitos, considerados serviços essenciais e que não podem ser interrompidos.
De acordo com o presidente da Anoreg/MS, Leandro Corrêa, a orientação é que a população se organize com antecedência. “Não haverá atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro e, na quarta-feira, o funcionamento começa a partir das 12h. É importante que todos se programem, lembrando que os cartórios de registro civil manterão plantões para garantir os serviços essenciais”, afirmou.
No estado, há 176 cartórios distribuídos em todos os municípios e distritos. Entre os serviços afetados pela suspensão temporária estão a lavratura de escrituras públicas, registros de imóveis, testamentos, casamentos, registros de documentos e de pessoas jurídicas.
A entidade recomenda que cidadãos que precisem realizar atos notariais ou registrais verifiquem previamente o horário de funcionamento da unidade em seu município, especialmente em cidades do interior, onde o atendimento pode variar.
Foto: Freepik



















