COMPARTILHE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que as contas de luz terão bandeira tarifária amarela no mês de maio. Com a mudança, os consumidores pagarão um valor adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde dezembro do ano passado, a bandeira tarifária estava verde, sem custos extras, devido às condições favoráveis para geração de energia, com reservatórios cheios e bom volume de chuvas. A alteração ocorre agora com o fim do período chuvoso, o que tende a reduzir a capacidade de geração das usinas hidrelétricas.

“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, informou a Aneel, em nota.

As termelétricas são acionadas em momentos de menor produção hídrica e têm custo mais elevado, o que impacta diretamente a tarifa para os consumidores. A medida tem caráter preventivo, com o objetivo de manter o equilíbrio no fornecimento de energia em todo o país.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia elétrica. O modelo é dividido em três cores — verde, amarela e vermelha — e funciona como um alerta sobre o custo adicional para o Sistema Interligado Nacional (SIN).

A bandeira verde indica condições favoráveis e, portanto, não representa acréscimos na fatura. Já as bandeiras amarela e vermelha implicam cobranças adicionais, refletindo os custos maiores com a geração de energia em situações menos favoráveis, como nos períodos de seca.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.