Moradores de Campo Grande agora podem solicitar a poda ou remoção de árvores de forma totalmente on-line, por meio de e-mail ou pelo site da prefeitura. A nova funcionalidade amplia o acesso ao serviço e visa dar mais agilidade, transparência e praticidade ao atendimento oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades).
Segundo a secretária-adjunta da pasta, Vera Bacchi, a digitalização representa um avanço no compromisso da gestão municipal com a modernização dos serviços públicos. “A medida, além de facilitar o acesso da população aos serviços da Semades, contribui para uma gestão mais eficiente, utilizando a tecnologia para aproximar o poder público da população e para promover uma cidade mais humana e mais inteligente”, afirmou.
Os cidadãos podem optar por realizar a solicitação de forma presencial ou digital, dependendo do local onde a árvore está localizada.
Árvores no passeio público (calçadas)
Nos casos de árvores plantadas nas calçadas, os interessados devem enviar a solicitação para o e-mail [email protected], anexando os seguintes documentos:
- Requerimento de Poda e/ou Supressão de Árvore preenchido e assinado;
- Cópia do CPF do proprietário do imóvel ou seu representante legal;
- Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária;
- Foto da árvore que permita sua identificação.
Árvores dentro do imóvel
Para árvores localizadas dentro de propriedades privadas, o cidadão deve seguir as orientações disponíveis no site da Semades, onde constam os documentos e procedimentos exigidos para formalizar a solicitação.
Nos casos em que a remoção da árvore esteja relacionada à realização de obras, é necessário seguir orientações específicas.
O atendimento presencial continua funcionando normalmente, no 2º andar do prédio anexo da Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Marechal Rondon, 2655, em frente à Maternidade Cândido Mariano.
Para esse atendimento, é necessário levar:
- Requerimento preenchido;
- Cópia do CPF;
- Cópia do IPTU ou Ficha Imobiliária.
A avaliação é gratuita. No entanto, quando se trata de árvores localizadas dentro dos imóveis, a execução da poda ou remoção é de responsabilidade do proprietário ou possuidor, podendo ser exigida medida compensatória antes da autorização.
Em áreas públicas como praças e canteiros centrais, o procedimento segue o mesmo: requerimento, cópia de CPF e foto da árvore devem ser enviados para arvorecg@gmail.com.
Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande