COMPARTILHE

Empresas devem conceder folga compensatória aos funcionários que trabalharem no feriado, segundo convenção coletiva

Supermercados de Campo Grande, estarão autorizados a funcionar normalmente nesta quinta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A abertura está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho 2024/2025, conforme informou a Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados (AMAS).

De acordo com a assessoria jurídica da entidade, os trabalhadores que atuarem no feriado deverão receber uma folga compensatória, que deve ser concedida no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do feriado. A regra está prevista no documento firmado entre o setor patronal e os sindicatos laborais.

As empresas também devem pagar ao sindicato laboral a taxa de adesão ao trabalho em feriado. O valor deve ser quitado até dois dias antes do feriado, por transferência bancária ou Pix, e o comprovante precisa ser enviado ao sindicato da categoria.

No interior do estado, o funcionamento dos supermercados depende da legislação municipal, de acordos coletivos firmados com os sindicatos ou das convenções coletivas regionais. Nestes casos, segundo a AMAS, em caso de divergência entre acordo e convenção, prevalece o que estiver disposto no acordo coletivo.

O Dia do Trabalhador é feriado nacional previsto na lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

Foto de capa: Freepik

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.