Os 133 cardeais eleitores do conclave que começa na tarde desta quarta-feira ficarão isolados do mundo, a partir da tarde desta terça-feira (6/5), na residência Santa Marta. O prédio fica anexo à Basílica de São Pedro e era usado como moradia pelo Papa Francisco.
Assim que entrarem na residência Santa Marta, serão obrigados a entregar os seus celulares e somente poderão reaver os aparelhos depois do fim do conclave. Ali dentro terão, não terão contato acesso à internet, televisão, imprensa ou rádio. O código canônico prevê que, em caso de quebra de sigilo sobre o conclave, o cardeal fica sujeito à pena máxima de excomunhão.
Os funcionários que trabalharão e auxiliarão os cardeais durante o conclave também fizeram voto de silêncio.
Na quarta-feira (7/5), a partir das 16h30, os cardeais entram na Capela Sistina para as duas primeiras rodadas de votação. Para ser eleito papa, o religioso precisa receber 2/3 dos votos dos cardeais eleitores, ou seja 89, votos.
Espera-se que o conclave seja curto, mas é pouco provável a escolha de novo papa nesta quarta-feira, primeiro dia da eleição na Igreja Católica.
Com informações do Correio Braziliense
Foto: Vatinan