COMPARTILHE

Mato Grosso do Sul reuniu, nesta sexta-feira (29), na sede da Fiems, autoridades e CEOs de grandes empresas no Fórum de Bioenergia, para discutir o potencial e as oportunidades do estado na agenda de transição energética. 

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou o protagonismo sul-mato-grossense no tema e reforçou o objetivo de posicionar o estado como referência. “O estado já tem 94% da nossa energia limpa. […] Nosso setor de bioenergia é competitivo, estruturado e tem grande capacidade para avançar. Estamos discutindo hoje, dentro desse cenário global, como Mato Grosso do Sul pode se apropriar desse ‘boom’ e crescer acima da média que está sendo proposta”. 

O presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul), Amaury Pekelman, destacou avanços tecnológicos que irão transformar o setor nos próximos dez anos. “Uma das novidades é o combustível de aviação. Foi aprovado o projeto de combustível do futuro e vem um monte de novidade. O biocombustível da aviação e o biocombustível do navio. Além disso, temos incentivos à produção de biometano, e o crescimento da mistura do etanol na gasolina, de 27% a 30% e do biodiesel de 13% para 15%”. 

Segundo Pekelman, essas iniciativas colocarão o Brasil na liderança da transição energética mundial. “Prevemos todas essas mudanças em até dez anos. Temos projetos diferenciados e de alta tecnologia no setor”. 

O presidente do Lide Mato Grosso do Sul, Aurélio Rocha, afirmou que o estado poderá ser um dos pioneiros na produção do SAF, o combustível de aviação verde. “O SAF tem que ser produzido perto da matriz energética e aqui em Mato Grosso do Sul temos etanol de milho, de cana e a biomassa. Então essa discussão passa pelo nosso estado”. Ele afirmou que a expectativa é que se torne realidade em MS em até cinco anos. 

O evento foi uma realização do LIDE Mato Grosso do Sul e da Biosul, com apoio do Sistema Fiems e Reflore-MS.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.