COMPARTILHE

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (11) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2024, que reconhece o Pantanal Sul-Mato-Grossense como patrimônio nacional. A medida teve apoio unânime dos senadores, com 72 votos favoráveis no primeiro turno e 70 no segundo, sem votos contrários. O texto agora segue para análise da Câmara dos Deputados.

A PEC, que teve origem de uma sugestão do deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil), e foi apresentada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS), altera a Constituição Federal para incluir o Pantanal Sul-Mato-Grossense na lista de áreas cuja exploração deve garantir a preservação ambiental. Hoje, essa lista já contempla a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) celebrou a decisão e destacou o impacto positivo da medida. “Talvez faltasse essa chancela do Congresso Nacional, e o Senado concretizou isso. Temos investido cada vez mais no bioma, seja na preservação, valorização cultural, produtiva ou na biodiversidade”.

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação Jaime Verruck também elogiou a decisão e destacou o impacto da medida na captação de recursos e projetos para a região. “Quando você aprova essa proposta, cria um valor adicional para o Pantanal. Isso fortalece a busca por recursos e gera um conjunto maior de responsabilidades na preservação do bioma”. Segundo ele, parte dos recursos arrecadados pelo governo também será destinada ao fundo de preservação ambiental.

Foto: Saul Schramm – Divulgação Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.