País ocupa a 2ª colocação em ranking mundial da ONU Turismo e pode antecipar meta de visitantes prevista para 2027
O número de visitantes internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pela ONU Turismo e colocam o Brasil como o segundo país com melhor desempenho entre os destinos analisados globalmente atrás apenas do Paraguai.
Entre janeiro e junho deste ano, mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros chegaram ao país. O volume representa 77,3% da meta de 6,9 milhões prevista para todo o ano de 2025 no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027. Mantido o ritmo atual, o Brasil pode ultrapassar, ainda neste ano, a previsão de 8,1 milhões de visitantes estipulada para 2027.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o crescimento expressivo reflete os esforços do governo para impulsionar o setor. “A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo. O trabalho qualificado realizado em todas as regiões está trazendo os resultados esperados”, disse.
Em 2024, o Brasil já havia batido recorde histórico de entrada de turistas internacionais, com 6,77 milhões de visitantes, superando o maior número registrado até então, em 2018, de 6,62 milhões. A série histórica tem início em 1970.
O avanço do turismo internacional é atribuído, em parte, à execução do Plano Brasis, estratégia conjunta do Ministério do Turismo com a Embratur. O objetivo do plano é fortalecer a presença do Brasil nos mercados globais, promovendo a diversidade cultural e natural do país e incentivando práticas sustentáveis.
Além de ampliar o número de visitantes, o Plano Brasis busca aumentar a receita gerada pelo turismo receptivo e distribuir de forma mais equilibrada o fluxo turístico pelo território nacional.
O desempenho brasileiro contrasta com o de outros países da América Latina e do Caribe, como Chile, Equador e Curaçao, que registraram crescimentos mais modestos no mesmo período. A alta na entrada de turistas no Brasil ocorre em um cenário de recuperação do setor após os impactos da pandemia da Covid-19.
Com informações e imagem do Governo Federal