COMPARTILHE

País ocupa a 2ª colocação em ranking mundial da ONU Turismo e pode antecipar meta de visitantes prevista para 2027

O número de visitantes internacionais no Brasil cresceu 48% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (14) pela ONU Turismo e colocam o Brasil como o segundo país com melhor desempenho entre os destinos analisados globalmente atrás apenas do Paraguai.

Entre janeiro e junho deste ano, mais de 5,3 milhões de turistas estrangeiros chegaram ao país. O volume representa 77,3% da meta de 6,9 milhões prevista para todo o ano de 2025 no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027. Mantido o ritmo atual, o Brasil pode ultrapassar, ainda neste ano, a previsão de 8,1 milhões de visitantes estipulada para 2027.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o crescimento expressivo reflete os esforços do governo para impulsionar o setor. “A posição do Brasil no ranking da ONU Turismo só reforça o excelente momento que estamos vivendo no turismo. O trabalho qualificado realizado em todas as regiões está trazendo os resultados esperados”, disse.

Em 2024, o Brasil já havia batido recorde histórico de entrada de turistas internacionais, com 6,77 milhões de visitantes, superando o maior número registrado até então, em 2018, de 6,62 milhões. A série histórica tem início em 1970.

O avanço do turismo internacional é atribuído, em parte, à execução do Plano Brasis, estratégia conjunta do Ministério do Turismo com a Embratur. O objetivo do plano é fortalecer a presença do Brasil nos mercados globais, promovendo a diversidade cultural e natural do país e incentivando práticas sustentáveis.

Além de ampliar o número de visitantes, o Plano Brasis busca aumentar a receita gerada pelo turismo receptivo e distribuir de forma mais equilibrada o fluxo turístico pelo território nacional.

O desempenho brasileiro contrasta com o de outros países da América Latina e do Caribe, como Chile, Equador e Curaçao, que registraram crescimentos mais modestos no mesmo período. A alta na entrada de turistas no Brasil ocorre em um cenário de recuperação do setor após os impactos da pandemia da Covid-19.

Com informações e imagem do Governo Federal

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.