COMPARTILHE

Candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição para a Prova Nacional Docente (PND) têm até as 23h59 desta sexta-feira (4) para fazer o pedido. O valor da inscrição é de R$ 85. O prazo é válido para todo o Brasil e o processo deve ser feito exclusivamente pela internet, no site do Sistema PND, coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A PND é uma nova avaliação criada pelo Ministério da Educação (MEC) e será aplicada anualmente para formandos de cursos de licenciatura e para profissionais já licenciados. Apesar de ser chamada informalmente de “CNU dos Professores”, a prova não é um concurso público, nem é obrigatória para o exercício da docência. No entanto, poderá ser usada por estados e municípios para seleção de professores da educação básica.

Quem tem direito à isenção

Três grupos têm direito à gratuidade da inscrição:

  • concluintes de cursos de licenciatura em 2025 que estejam inscritos no Enade deste ano;
  • pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário mínimo (R$ 759 em 2025);
  • doadores de medula óssea em instituições reconhecidas pelo Ministério da Saúde, conforme previsto em lei federal.

Documentos exigidos

Para ter o pedido aceito, é necessário apresentar documentação que comprove a condição informada no ato da solicitação. Candidatos formandos devem apresentar uma declaração emitida pela instituição de ensino superior, com assinatura, carimbo ou chave de autenticação, confirmando a inscrição no Enade 2025.

Inscritos no CadÚnico devem informar dados pessoais exatamente iguais aos registrados na Receita Federal. Protocolos de inscrição no CadÚnico não serão aceitos. O Inep consultará os dados diretamente no sistema do governo federal.

Doadores de medula precisam apresentar documento médico com nome completo, justificativa ou código CID da condição de saúde, e assinatura de profissional com registro no CRM ou em órgão de saúde oficial.

O Inep alerta que informações inconsistentes ou documentos incompletos podem resultar na negação do pedido de isenção.

O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado na segunda-feira (7), também pelo Sistema PND. Candidatos que tiverem a solicitação negada poderão recorrer entre os dias 7 e 11 de julho. O resultado final será publicado no dia 14.

As inscrições para a PND estarão abertas de 14 a 25 de julho.

A Prova Nacional Docente tem como objetivo apoiar estados e municípios na contratação de professores qualificados para a educação básica. As redes públicas de ensino que aderiram voluntariamente à PND até junho poderão utilizar os resultados como critério único ou complementar nos processos seletivos para o magistério.

O governo federal pretende, com a medida, padronizar a avaliação da formação docente no Brasil, criando uma referência nacional para os sistemas de ensino.

Mais informações sobre o exame estão disponíveis no site oficial do Inep: www.gov.br/inep.

Com informações e imagem da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.