Na manhã desta segunda-feira (13), a prefeita Adriane Lopes (PP) deu posse aos secretários e diretores-presidentes que comporão a gestão 2025-2028. A cerimônia ocorreu na Câmara Municipal de Campo Grande e reuniu diversas autoridades, como a senadora Tereza Cristina (PP), o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), e o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL).
Em discurso, a chefe do Executivo municipal prometeu entregar resultados em 100 dias. “Nossa missão é fazer com que as secretarias e os secretários empossados apresentem resultados positivos para a cidade em um curto espaço de tempo. Já temos metas para os primeiros 100 dias e um planejamento estratégico que será monitorado diariamente”, afirmou.
Entre as principais metas, estão a conclusão de obras paralisadas, a redução das filas na saúde e nas creches, a mudança para o novo prédio da Funsat e a conquista do título de melhor educação do ensino fundamental no Brasil.
Durante o evento, foi anunciado que Youssif Domingos assumirá a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov). Apesar de o time de secretários e diretores-presidentes estar completo, a prefeita não revelou quem será o próximo procurador-geral do município. Em coletiva de imprensa, Adriane Lopes disse já ter escolhido um nome, mas aguardará o retorno da pessoa à capital para o anúncio oficial.
A senadora e presidente estadual do PP, Tereza Cristina, destacou que colaborou na escolha dos secretários e que a ajudará a fazer “essa Campo Grande que todos nós queremos”. “Eu, como Senadora da República, vou ajudar mais ainda através de emendas, trazendo para a prefeitura projetos que eu acho interessantes e que possam ajudar, para que ela discuta com a equipe e veja a viabilidade”, afirmou.
Já o presidente da Câmara, vereador Papy (PSDB), destacou a necessidade de unidade na nova gestão. “É isso o que a população espera de nós: que trabalhemos com unidade e dedicação todos os dias para entregar resultados”, pontuou.
Conheça os secretários e as prioridades no comando das pastas:
Além do cargo de vice-prefeita, Camila Nascimento (Avante) assumiu a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Sas). “Foi uma grande e boa surpresa. Mas nós temos vontade de fazer isso acontecer de forma muito rápida, e a equipe está preparada para isso, porque a gente vem com unidade. E isso faz toda a diferença na gestão”, afirmou Camila.
Nome já conhecido da pasta, João Henrique Bezerra continua à frente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat). Ele revelou que a principal meta para este ano é inaugurar o novo prédio da Fundação no primeiro semestre, que já está 70% concluído. “A ideia é dar continuidade, atender as pessoas, melhorar o atendimento e ser mais rápido. Queremos também trazer a tecnologia para dentro da Fundação”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) continua sob liderança da médica Rosana Leite de Melo. Ela revelou que a meta é qualificar os atendimentos e reduzir as filas. “Nós temos 90% da cobertura de atenção primária e estamos na fase de qualificar isso. Ou seja, ter mais atendimentos e reduzir as filas. E além disso, melhorar a expertise de atendimento dos nossos profissionais”.
Considerado um dos grandes acertos de Adriane Lopes, Lucas Bittencourt continua à frente da Secretaria Municipal de Educação. Uma de suas metas é zerar a fila de espera nas creches – que está em torno de 8 mil, segundo o secretário. “Campo Grande foi a capital que mais retomou obras nesses últimos anos. Então, na verdade, nós fomos quase 12 vezes ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e, de 13 obras paradas, nós conseguimos retomar 8 obras. Já fizemos entrega de uma, três serão entregues agora no primeiro semestre e a ideia é zerar a lista de espera nesse próximo quadriênio”, disse.
A Secretária Executiva da Mulher (Semu), Maria Angélica Fontanari é uma das idealizadoras da Casa Lilás, que são espaços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero. A secretária conta que recebeu o convite da prefeita por sua expertise e revela os planos para a pasta. “Vamos trabalhar a transversalidade das políticas públicas da mulher para outras pastas que temos, como Semed, Funsat, para realmente chegar na cidade inteira”.
A Secretaria de Fazenda (Sefaz) também continuou sob comando de Márcia Helena Hokama. “Estamos seguindo a proposta da prefeita, que é um plano de equilíbrio fiscal para que possamos conduzir as receitas e despesas da capital, para que possamos entregar projetos e investimentos melhores. Nosso contrato de gestão é melhorar a arrecadação e diminuir as despesas”, afirmou.
O Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Marcelo Miglioli também continuou à frente da pasta e prometeu zerar as obras paralisadas na capital. “Daremos continuidade ao que foi feito no passado. Já conseguimos avançar bastante e vamos continuar essa agenda. Foi um compromisso com a prefeita e vamos cumprir com ele, que é zerar as obras paralisadas na cidade”, finalizou.
O Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Anderson Gonzaga (Sesdes) afirmou que o objetivo é entregar estrutura, equipamento e capacitação para a Guarda Civil Metropolitana. “Nos próximos dias iremos entregar uma grande estrutura em questão de veículos e armamento. Vamos focar também na capacitação junto aos demais órgãos de segurança”, destacou.
Lista completa
- Secretária Especial da Casa Civil: Thelma Fernandes
- Secretário Municipal de Governo e Relações Instituições:
- Controlador-Geral: Elton Dione de Souza
- Secretário Especial de Segurança e Defesa Social: Anderson Gonzaga
- Secretária Municipal da Fazenda: Márcia Helena Hokama
- Secretária Municipal de Administração e Inovação: Andréa Alves Ferreira Rocha
- Secretário Especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas: Catiana Sabadin
- Secretário Especial de Licitações e Contratos: André de Moura Brandão
- Secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos: Marcelo Miglioli
- Secretário Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável: Ademar Silva Júnior
- Secretário Municipal de Educação: Lucas Henrique Bitencourt
- Secretária Municipal de Saúde: Rosana Leite de Melo
- Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania: Camilla Nascimento
- Secretária Executiva da Mulher: Maria Angélica Fontanari
- Secretário Executivo da Juventude: Paulo César Lands
- Secretário Executivo da Cultura: Valdir Gomes de Oliveira
- Diretora-Presidente do Instituto Municipal de Previdência: Elza Pereira da Silva
- Diretor-Presidente da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários: Cláudio Marques
- Diretora-Presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano: Berenice Maria Jacob
- Diretor-Presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos: José Mário Antunes
- Diretor-Presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito: Paulo da Silva
- Diretor-Presidente da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação: Leandro Elias Basmage
- Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes: Sandro Trindade Benites
- Diretor-Presidente da Fundação Social do Trabalho: João Henrique Lima Bezerra
Com colaboração de Beatriz Rieger e Evelyn Mendonça