COMPARTILHE

O Governo do Estado encaminhou, nesta terça-feira (22), três propostas à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Dois são projetos em que o Legislativo autoriza o Executivo à realização de ações relativas a operações de crédito e o terceiro propõe alterações ao Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor).

Entre as proposições, está o Projeto de Lei 230/2024, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União, destinada ao financiamento parcial do Programa “Rodar MS”. A captação de recurso, conforme a proposta, limita-se a US$ 200 milhões.

“A operação de crédito sobre a qual se requer a autorização confere ao Estado a possibilidade de destinar e de equalizar os gastos e os investimentos públicos com mais dinamismo e celeridade, dentro dos limites legais”, justifica o Governo.

A ALEMS também recebeu o Projeto de Lei 231/2024, que autoriza o Poder Executivo a prestar contrapartida à União para obter as garantias na operação de crédito interna a ser celebrada entre a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) e a Caixa Econômica Federal (CEF). O valor é de até R$ 200 milhões.

A contrapartida, de acordo com o Governo, permitirá acesso aos recursos federais destinados ao financiamento de melhorias e de ampliações dos serviços de saneamento básico nos municípios operados pela Sanesul.

MS-Empreendedor

O Executivo também enviou à Casa de Leis o Projeto de Lei Complementar 13/2024, que altera a Lei Complementar 93/2001, que institui o Programa Estadual de Fomento à Industrialização, ao Trabalho, ao Emprego e à Renda (MS-Empreendedor).

O objetivo, segundo informou o Governo, é permitir que os contribuintes, que possuam outras formas de benefícios ou de incentivos fiscais, possam, de forma facilitada e mediante autorização prévia da Secretaria de Estado de Fazenda, sem mudança no seu aspecto quantitativo, optar por substituir essas formas pela utilização de crédito fixo ou presumido e por retornar à forma originalmente autorizada.

Fonte: Agência ALEMS – Foto: Luciana Nassar

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.