Começou nesta terça-feira (6) o 1º Congresso Estadual de Licitações e Compras Públicas de Mato Grosso do Sul (Licicomp). Realizado pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração (SAD), com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MS) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o evento tem como objetivo discutir a qualidade dos serviços públicos e inovações que agilizem o processo licitatório.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que a meta é diminuir o tempo de aprovação de uma licitação sem comprometer a qualidade. “Cada vez mais temos que usar toda a tecnologia disponível para agilizar, acelerar. Hoje nós queremos diminuir o tempo, e isso é ganho para a sociedade. É o recurso melhor aplicado para a sociedade e segurança para as empresas que fornecem”, disse.

Riedel também destacou a necessidade de focar no processo administrativo que gere resultado direto para o estado e o cidadão.
O secretário de Administração de Mato Grosso do Sul, Frederico Felini, disse que o objetivo do evento é desmistificar e diminuir a burocracia do processo licitatório. “Nosso objetivo é prestar serviço de qualidade. A licitação é primordial e, infelizmente, temos uma cultura de burocracia muito grande. A ideia do evento é desmistificar e diminuir essa burocracia, colocando os municípios na mesma página que o estado vem tendo, com essa evolução da diminuição do tempo de licitação.”
O superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça, destacou a importância de os empresários participarem dos processos e estarem preparados para concorrer. “Queremos realmente nivelar o conhecimento e também dar segurança para o servidor público. Às vezes ele quer fazer um processo mais rápido, mas tem medo de ser condenado depois de não cumprir alguma coisa. Então é trazer segurança para o servidor público, e isso dá mais oportunidade para ele ousar.”

Mendonça também afirmou que as inovações trazem oportunidades para os pequenos negócios participarem. “Isso leva desenvolvimento para os municípios, porque mais gente pode participar da licitação, tem agilidade na entrega e garantir qualidade de preço, mas também a entrega do serviço e produto para a sociedade”. Ele destacou o Programa Cidade Empreendedora, que leva conhecimento e capacitação para mais de 40 municípios, para aprofundar essa discussão.
O evento acontece até quinta-feira (8) e terá painéis, oficinas e palestras sobre temas como o uso de inteligência artificial nas contratações públicas, governança administrativa e regulamentações específicas para microempresas e empresas de pequeno porte. O objetivo é qualificar as compras públicas e ampliar as oportunidades para empreendedores locais, aumentando a eficiência, a inovação e a inclusão.
Fotos: Álvaro Rezende – Comunicação Gov. MS