COMPARTILHE


A Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promove, de 12 a 16 de maio, a 3ª edição da Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”. A ação ocorre em parceria com cartórios, universidades, órgãos públicos e entidades sociais, com foco em garantir acesso gratuito à documentação básica para a população em situação de vulnerabilidade.

Coordenada nacionalmente pela Corregedoria Nacional de Justiça, a iniciativa visa combater o sub-registro civil de nascimento e facilitar a emissão de documentos como certidões, CPF e a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O atendimento é voltado especialmente a povos indígenas, pessoas em situação de rua e privadas de liberdade.

Em Campo Grande, os serviços estarão disponíveis das 8h às 17h no Centro Universitário Unigran-Capital, na região central da cidade. A estrutura contará com a presença da Carreta da Justiça, oferecendo atendimentos como:

  • Reconhecimento de paternidade;
  • União estável e dissolução;
  • Ações de alimentos e divórcio;
  • Emissão de exame de DNA;
  • Conversão de união estável em casamento (com regime de comunhão parcial de bens).

Além da Capital, a campanha será realizada em outras 19 comarcas do interior: Amambai, Anastácio, Bandeirantes, Bataguassu, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Fátima do Sul, Mundo Novo, Nioaque, Nova Andradina, Ponta Porã (Sanga Puitã e Aral Moreira), Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro e Três Lagoas.

Cada local terá serviços ajustados à sua realidade, incluindo registro tardio de nascimento, segunda via de certidões, atendimento jurídico gratuito, emissão de documentos para indígenas e quilombolas, casamentos coletivos e alterações de nome e orientações jurídicas em geral.

Algumas comarcas terão ações específicas. Em Caarapó e Mundo Novo, o foco será o atendimento a indígenas. Em Nioaque, serão oferecidas oficinas de cidadania e capacitação. Já em Coxim e Nova Andradina, haverá solicitação de certidões interestaduais via CRC.

Instituições parceiras prestarão apoio com os seguintes serviços:

  • Instituto de Identificação (Sejusp): emissão da nova CIN;
  • Receita Federal: regularização do CPF;
  • Procon-MS: orientações ao consumidor;
  • Sesau: vacinação e atualização do cartão SUS;
  • UFMS: orientação jurídica para questões junto à SEAD/MS e INSS;
  • Funtrab: atendimentos trabalhistas e informações sobre o seguro-desemprego;
  • Funai: orientações e emissão de documentos para indígenas.

A programação completa e novas parcerias serão divulgadas no site da Corregedoria: www.tjms.jus.br/corregedoria/registre-se.

Com informações do Conselho Nacional de Justiça
Foto de capa: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.