COMPARTILHE

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), participa nesta quinta-feira (30), no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, de uma reunião emergencial com governadores de todo o país para tratar da crise na segurança pública brasileira. O encontro ocorre em razão da megaoperação realizada no Rio de Janeiro, contra o crime organizado, que já resultou em 121 mortes.

Segundo Riedel, é “um cenário de guerra que cobra de nós, gestores públicos, reflexão, união e ação frente à violência instalada, de variadas formas, por todo o país”.

Megaoperação no Rio

A ação envolveu cerca de 2.500 agentes das polícias civil e militar, com o apoio de helicópteros, blindados e unidades especializadas. O objetivo foi conter o avanço de facções criminosas, especialmente o Comando Vermelho, e desarticular estruturas de tráfico que controlam territórios.

Os confrontos foram intensos, com bloqueios de ruas, barricadas e ataques com drones, e resultaram em 121 mortes, sendo quatro policiais. A operação é considerada uma das mais letais do estado nos últimos anos e reacende o debate sobre a necessidade de uma política nacional coordenada de combate à criminalidade.

Segurança como pauta nacional

Para Eduardo Riedel, a reunião pauta um assunto de interesse nacional, que exige integração, inteligência e planejamento conjunto entre as forças estaduais e o governo federal.

“Essa é uma pauta caríssima a todos os brasileiros e brasileiras, que supera questões ideológicas e partidárias. Precisamos discutir, urgentemente, os problemas reais do Brasil e encontrar soluções que garantam paz ao povo brasileiro”, afirmou o governador.

Cooperação entre estados

A expectativa é que a reunião desta noite resulte em propostas concretas de cooperação interestadual, com troca de informações de inteligência, fortalecimento das forças de segurança e medidas integradas de enfrentamento ao crime organizado.

Riedel defende que o enfrentamento à violência deve ser acompanhado por ações preventivas e sociais, como políticas públicas de educação, oportunidades de emprego e redução das desigualdades.

A reunião dos governadores acontece às 18h, no Palácio das Laranjeiras, e deve contar com a presença de chefes dos executivos estaduais de todas as regiões do país, em um movimento que busca marcar uma posição unificada diante da crise nacional da segurança pública.

Foto de capa: reprodução redes sociais

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.