COMPARTILHE

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (5/5) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. Em seu lugar, nomeou e empossou a ex-ministra do Desenvolvimento Social Márcia Lopes. A troca, já esperada, foi anunciada pelo Planalto no início da tarde, em nota oficial.

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou e deu posse, na manhã desta segunda-feira, 5 de maio, à assistente social e professora Márcia Lopes para o cargo de ministra das Mulheres, até então ocupado por Cida Gonçalves”, diz o comunicado.

A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação da nova ministra serão publicadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

Na sexta-feira (2/5), Lula recebeu Cida Gonçalves para uma rápida reunião, que durou menos de 20 minutos. Oficialmente, segundo o ministério, a conversa teria sido sobre assuntos da pasta, incluindo a implementação da Lei de Igualdade Salarial.

Cida foi denunciada à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República após casos de assédio moral e racismo relatados por servidores do ministério. Segundo as denúncias, ela teria oferecido dinheiro na campanha eleitoral de 2026 a uma secretária da pasta em troca de sua demissão.

A CEP arquivou o processo. Porém, áudios divulgados pelo jornal Estado de São Paulo do depoimento da ministra à Comissão mostram ela dizendo que cancelava todos os compromissos para atender a primeira-dama Janja da Silva, e que “enrolava” outros ministros do governo

Márcia Lopes é filiada ao PT e foi ministra do Desenvolvimento Social por dez meses no final do segundo mandato de Lula, em 2010, assumindo após a saída do então ministro Patrus Ananias. Ela era secretária-executiva da pasta.

Informações do Correio Braziliense
Foto de capa: Ricado Stuckert/PR

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.