A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anunciou nesta terça-feira (30) o médico Marcelo Luiz Brandão Vilela como novo secretário municipal de Saúde.
Vilela assume o comando da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em um momento de reorganização da pasta. O Comitê de Saúde, criado para apoiar a gestão, seguirá atuando de forma conjunta e terá a função de assessorar o novo secretário até o fim do decreto vigente, previsto para março de 2026.
Médico urologista, Marcelo Vilela é formado em Medicina pelas Faculdades Integradas Severino Sombra, com doutorado em Urologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pós-doutorado em Urologia Pediátrica pela University of California, San Francisco (UCSF), nos Estados Unidos.
Atualmente, ele ocupa o cargo de diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e é professor associado da instituição, com atuação nas áreas de Urologia e Perícias Médicas. Também trabalha como urologista no Hospital de Câncer Alfredo Abrão e no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul.
Esta não é a primeira passagem de Vilela pela gestão municipal. Ele já foi secretário de Saúde de Campo Grande entre janeiro de 2017 e março de 2019 e acumulou experiência em cargos de coordenação de programas de residência médica e em direção clínica hospitalar.
A mudança no comando da Saúde ocorre em meio a desafios estruturais da rede pública e à expectativa de continuidade das ações em andamento, especialmente nas áreas de atendimento hospitalar, atenção básica e gestão de recursos.

















