quarta-feira, 05/02/2025, 07:55

Os 29 vereadores eleitos e reeleitos para a 12ª Legislatura (2025-2028), a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), e a vice-prefeita, Camilla Nascimento (Avante), foram empossados nesta quarta-feira (1º) em solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Após a cerimônia, os vereadores seguiram para o Plenário Oliva Enciso, na Câmara Municipal, para a escolha da nova Mesa Diretora. Por unanimidade, o vereador Epaminondas Vicente Silva Neto, conhecido como Papy (PSDB), foi eleito presidente.

A nova Mesa Diretora é composta pelos seguintes integrantes:

  • 1º vice-presidente: André Salineiro (PL);
  • 2º vice-presidente: Dr. Lívio (União Brasil);
  • 3º vice-presidente: Neto Santos (Republicanos);
  • 1º secretário: Carlão (PSB);
  • 2ª secretária: Luiza Ribeiro (PT);
  • 3º secretário: Ronilço Guerreiro (Podemos).

Em entrevista ao Total News, o presidente eleito expressou sua satisfação com a unanimidade obtida e destacou seus objetivos à frente da Casa:

“A demanda agora é atender a necessidade da sociedade, mas o que nós temos de pronto é criar mecanismos para que a população fique mais perto da Casa de Leis, tanto na comunicação positiva, em levar a informação até na ponta, até dar celeridade aqui nos trâmites da casa. Nós temos que tirar de nós essa fama que procrastina, que não entrega, que não discute coisas importantes, nós temos que dar protagonismo ao Parlamento Municipal.”

Sobre as comissões permanentes, Papy informou que a distribuição será feita em fevereiro, seguindo o regimento interno. “A gente respeita o regimento que cria uma proporcionalidade de início, mas é claro que vão ter nos acordos consequentemente, mas esse assunto vai ficar só para fevereiro.”

Apoio ao novo presidente
Carlão (PSB), ex-presidente da Casa e atual 1º secretário, afirmou que Papy tem poder de liderança e será um presidente competente. “Eu escolhi o Papy a dedo, porque ele tem um poder de liderança muito forte. Então, para comandar a sessão, tem que ter esse poder, e o Papy tem.”

Ele destacou ainda que a experiência dos integrantes da Mesa Diretora contribuirá para uma gestão tranquila, desde que haja diálogo. “Temos que nos reunir e conversar. Temos ex-deputados experientes que estão aqui, tem ex-prefeito. Isso é bom porque eles entendem do regimento e não vão sair da linha.”

Mulheres na Câmara
Nesta legislatura, a Câmara conta com duas vereadoras: Ana Portela (PL) e Luiza Ribeiro (PT). Ana Portela afirmou que a parceria entre as duas será em prol da população. “As duas são de ideologias totalmente divergentes, mas eu sempre deixei claro para a população de Campo Grande que nós vamos realmente lutar pela população.”

Luiza Ribeiro estará à frente da Comissão das Mulheres nos dois primeiros anos, e Ana Portela assumirá o posto na segunda metade do mandato. “A política precisa refletir a democracia. A democracia é representativa. Nós temos 54% de mulheres na cidade. Essa democracia precisa estar representada na mesa diretora”, disse Luiza.

Outras declarações
Victor Rocha (PSDB), em seu segundo mandato, reafirmou o compromisso com a saúde e a fiscalização do Executivo. “A Casa Rosa continua e agora temos também a Casa Azul. Muito trabalho em ambos, e estou focado na melhoria da saúde da população.”

Rafael Tavares (PL) enfatizou que seu trabalho estará alinhado às pautas da direita. “O cidadão campo-grandense quer mudança, quer pessoas alinhadas com as pautas da direita, e é isso o que iremos fazer.”

Beto Avelar, que chegou a ser cogitado para a presidência da Câmara, disse que iniciou as articulações tarde demais, mas demonstrou apoio ao novo presidente. “Eu estive quatro anos aqui [na Câmara] com ele [Papy] e é um camarada fantástico. A Câmara estará em boas mãos na presidência”.

Os trabalhos em plenário da 12ª Legislatura terão início no dia 17 de fevereiro, às 9h, com a sessão inaugural. A primeira sessão ordinária de 2025 está marcada para o dia 18 de fevereiro.

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.