O Partido Liberal (PL) suspendeu as atividades partidárias e a remuneração do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre pena após condenação na Ação Penal 2668, relacionada à tentativa de golpe de Estado. A decisão foi divulgada pela sigla nesta quinta-feira (27).
Em nota, o partido afirmou que a medida ocorre “infelizmente” em cumprimento ao que determina a Lei dos Partidos Políticos (Lei 9.096/1995) e em razão da suspensão dos direitos políticos do ex-presidente, que ocupa o título de presidente de honra da legenda.
Segundo o PL, a suspensão permanecerá vigente enquanto durarem os efeitos da condenação. O partido não detalhou eventual reorganização interna nem quem assumirá formalmente funções antes exercidas por Bolsonaro.
O ex-presidente começou a cumprir pena nesta semana e está preso na sede da Polícia Federal, em Brasília. Ele foi condenado por tentativa de golpe de Estado, decisão que marcou o desfecho do processo no qual foi acusado de atuar para subverter o resultado das eleições e incentivar movimentos antidemocráticos.
Bolsonaro deixou o hospital recentemente, após procedimentos médicos, e foi transferido sob forte esquema de segurança. Desde então, permanece sob custódia da PF.
O PL não informou se fará novas manifestações sobre o caso.
Com informações e imagem da Agência Brasil

















