COMPARTILHE

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou nesta quarta-feira (22) o acórdão que formaliza a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por crimes contra a democracia, entre outros.

Com a publicação no Diário de Justiça Eletrônico, começa nesta quinta-feira (23) o prazo de cinco dias úteis para que a defesa apresente recursos, como embargos de declaração — instrumento usado para pedir esclarecimentos sobre pontos considerados omissos ou contraditórios na decisão.

A condenação foi imposta em 11 de setembro, por 4 votos a 1, pela Primeira Turma do Supremo. Bolsonaro foi considerado culpado pelos crimes de golpe de Estado, atentado ao Estado Democrático de Direito e organização criminosa armada, da qual foi apontado como líder. Ele também foi condenado por dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado, em razão dos atos do dia 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas em Brasília.

O julgamento incluiu sete aliados do ex-presidente, apontados como integrantes do chamado núcleo principal da tentativa de golpe.

Recursos possíveis

Nenhum dos condenados começou a cumprir pena. Ainda cabem recursos à própria Primeira Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux.

Bolsonaro e os demais podem apresentar embargos de declaração, com o objetivo de esclarecer o texto da decisão, ou tentar embargos infringentes, que servem para contestar o resultado do julgamento com base em votos divergentes.

Nesse caso, seria necessário ao menos dois votos contrários à condenação — condição que não se aplica, já que apenas Fux votou pela absolvição e pela anulação da ação penal.

Após o julgamento de todos os recursos e o chamado trânsito em julgado, o STF definirá o local e o regime inicial de cumprimento da pena, que, por lei, deve começar em regime fechado.

Há, contudo, a possibilidade de exceções por motivos de saúde ou ausência de estrutura adequada nas unidades prisionais.

Com informações da Agência Brasil – Foto de capa: © Valter Campanato/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.