Carregando…

Compartilhe

Após dias de calor intenso, com temperaturas próximas dos 40°C, o tempo começa a mudar em Mato Grosso do Sul entre esta quinta-feira (19) e sexta-feira (20). A circulação anticiclônica em médios níveis da atmosfera, que vinha mantendo o bloqueio de chuvas e elevando as temperaturas no Estado, perde força, abrindo espaço para o retorno gradual das precipitações.

A previsão indica sol entre nuvens ao longo do dia, com aumento da nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva em diversas regiões. Segundo a tendência meteorológica, as instabilidades devem se tornar mais regulares a partir da sexta-feira, especialmente no período da tarde e da noite.

A mudança no padrão atmosférico está associada ao aquecimento diurno e à maior disponibilidade de umidade. Além disso, a passagem de cavados e a atuação de áreas de baixa pressão favorecem a formação de instabilidades, principalmente na região centro-sul do Estado. Há possibilidade de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento.

Apesar do retorno das chuvas, o calor continua predominando. As máximas podem atingir entre 36°C e 38°C, com umidade relativa do ar variando entre 20% e 40%, índices considerados baixos, sobretudo nas regiões pantaneira e sudoeste.

Os ventos devem variar entre os quadrantes norte e sul, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, e possibilidade de rajadas pontuais superiores a 60 km/h.

Temperaturas por região

Nas regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados, as mínimas ficam entre 23°C e 25°C, e as máximas entre 32°C e 37°C.

Nas regiões Pantaneira e Sudoeste, os termômetros devem registrar mínimas entre 25°C e 28°C e máximas entre 35°C e 38°C.

Já nas regiões do Bolsão, Norte e Leste, as mínimas variam entre 22°C e 25°C, e as máximas entre 30°C e 36°C.

Em Campo Grande, as mínimas previstas são de 22°C a 24°C, com máximas entre 31°C e 33°C.

A orientação é para que a população mantenha atenção às condições do tempo, especialmente diante da possibilidade de ventos fortes e descargas elétricas, além de reforçar a hidratação devido ao calor e à baixa umidade do ar.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.