Fenômeno provoca queda de temperatura e pode trazer tempestades localizadas com rajadas de vento acima de 60 km/h
A segunda-feira (28) será marcada pela mudança no tempo em Mato Grosso do Sul, com aumento de nebulosidade, possibilidade de chuvas e ventos fortes em diversas regiões do estado. Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a combinação entre a aproximação de uma frente fria, o transporte de umidade e calor vindo do Norte e uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai favorece a formação de instabilidades.
A previsão é de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. Em pontos isolados, podem ocorrer tempestades com descargas elétricas e rajadas de vento que podem ultrapassar os 60 km/h. Os ventos, que inicialmente sopram do quadrante norte, devem girar para o sul no decorrer do dia, com velocidades entre 40 km/h e 60 km/h.
Em Campo Grande, a capital amanheceu com céu nublado, mínima de 17°C e sensação térmica de 14°C. A máxima pode chegar aos 32°C. O volume de chuva previsto para a cidade nesta segunda é de oito milímetros, conforme dados do Climatempo.
As temperaturas variam conforme a região. No sul, cone-sul e grande Dourados, as mínimas oscilam entre 13°C e 18°C, com máximas de até 32°C. No sudoeste e Pantanal, os termômetros devem marcar entre 15°C e 23°C nas mínimas e entre 20°C e 34°C nas máximas. Já no bolsão, norte e leste, os valores vão de 17°C a 20°C nas mínimas e podem atingir até 35°C nas máximas.
A tendência, segundo o Cemtec, é de queda acentuada nas temperaturas nos próximos dias. Entre terça (29) e quarta-feira (30), com o avanço da massa de ar frio pós-frontal, as mínimas podem chegar a 5°C em algumas regiões. O frio mais intenso deve atingir o sul, sudeste e sudoeste do estado, com médias previstas entre 8°C e 12°C.
Mato Grosso do Sul tem, inclusive, 77 municípios sob alerta de frio a partir desta madrugada. A orientação é que a população fique atenta às mudanças climáticas, especialmente nas áreas mais vulneráveis.