Mato Grosso do Sul se prepara para uma mudança brusca no tempo a partir deste domingo (27). Após dias de sol forte, ar seco e temperaturas elevadas, uma frente fria avança sobre o estado, provocando aumento de nebulosidade, possibilidade de chuvas e queda acentuada nas temperaturas, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
Até sábado (26), a previsão indica tempo estável em todas as regiões sul-mato-grossenses, com predomínio de sol e poucas nuvens. Essa condição é resultado da atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e chuvas. O tempo firme favorece o calor e a baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 15% e 30%, caracterizando estado de atenção para a saúde. A recomendação é ingerir bastante líquido, evitar exposição solar entre 10h e 16h e umidificar os ambientes.
A partir de domingo, o cenário muda. Com a chegada de uma frente fria vinda do sul do continente, o tempo fica instável. Há previsão de chuvas fracas a moderadas em diversas regiões do estado. Em áreas isoladas, podem ocorrer tempestades com descargas elétricas e rajadas de vento.
Essa mudança está associada à combinação entre a frente fria e o transporte de calor e umidade do norte do país, além da atuação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai e o avanço de cavados atmosféricos.
As temperaturas mínimas, que até sábado variam entre 15°C e 24°C nas regiões sul, sudoeste e pantaneira, devem despencar no início da próxima semana. Entre terça (29) e quarta-feira (30), a chegada de uma massa de ar frio derruba os termômetros para patamares entre 8°C e 12°C em grande parte do estado, com possibilidade de marcas ainda menores, entre 5°C e 7°C, especialmente no sul, sudeste e sudoeste de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande, as mínimas previstas para os próximos dias variam entre 17°C e 21°C, com máximas que podem chegar a 32°C até domingo. Na segunda-feira, os ventos, que sopram do norte, devem mudar de direção, passando a atuar do sul com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. Rajadas mais fortes não estão descartadas.
Apesar da previsão de mudança no tempo, o calor combinado com a baixa umidade nos próximos dias segue oferecendo risco elevado para a ocorrência de incêndios florestais. Autoridades alertam para o cuidado com o uso do fogo e atividades que possam gerar faíscas, especialmente em áreas rurais.
As autoridades de saúde e meio ambiente recomendam atenção redobrada à população, com foco na hidratação, proteção contra o frio no início da próxima semana e prevenção contra queimadas.