A segunda-feira (9) começa com sol em Mato Grosso do Sul, mas o tempo deve mudar ao longo do dia. A previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica aumento da nebulosidade e possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento em grande parte do estado.
A instabilidade atmosférica está associada ao avanço de uma frente fria, combinado à passagem de cavados em médios níveis da atmosfera e à atuação de áreas de baixa pressão. Há previsão de acumulados de chuva acima de 30 a 40 milímetros em 24 horas, com maior destaque para as regiões centro-leste do estado.
Entre a tarde e a noite, com o avanço da frente fria sobre o território sul-mato-grossense, a região sul tende a registrar tempo mais firme, com sol e variação de nebulosidade. Nas demais regiões, no entanto, as condições de instabilidade permanecem, com possibilidade de chuvas e tempestades.
Os ventos sopram do quadrante norte, com velocidades entre 40 e 60 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais superiores a 60 km/h.
Em relação às temperaturas, nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as mínimas variam entre 20°C e 22°C, enquanto as máximas ficam entre 30°C e 34°C. No Pantanal e no sudoeste do estado, os termômetros devem marcar mínimas entre 23°C e 25°C, com máximas de 32°C a 35°C.
Já nas regiões do Bolsão, norte e leste, as mínimas previstas ficam entre 21°C e 23°C, e as máximas entre 27°C e 32°C. Em Campo Grande, a capital, a previsão aponta mínimas de 21°C a 23°C e máximas entre 28°C e 30°C.




















