COMPARTILHE

A passagem de uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar deve provocar uma acentuada queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (23). O fenômeno meteorológico conhecido como “mínima invertida”, quando os termômetros registram declínio ao longo do dia, pode derrubar as temperaturas para valores entre 4°C e 6°C em algumas regiões do estado.

Na terça-feira (24), as temperaturas devem atingir os menores patamares associados a este evento, com previsão de mínimas entre 0°C e 2°C e possibilidade de geadas, sobretudo na região sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para declínio de temperatura com risco à saúde e indicativo de geada em municípios como Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Naviraí, Mundo Novo e Sete Quedas.

Em Campo Grande, a segunda-feira começou com céu encoberto e pancadas de chuva durante a madrugada. A capital registrou 19°C ao amanhecer, mas os ventos de 42 km/h derrubaram a sensação térmica para 14,9°C. A temperatura máxima prevista para o dia não deve ultrapassar os 28°C.

Nas demais regiões do estado, os termômetros devem oscilar entre 4°C e 31°C, conforme a localidade. No sul e na região da Grande Dourados, as mínimas ficam entre 4°C e 15°C e as máximas variam de 19°C a 27°C. Já no sudoeste e no Pantanal, as mínimas oscilam entre 8°C e 19°C, com máximas que podem chegar aos 30°C. No bolsão, leste e norte, os valores devem variar entre 10°C e 16°C pela manhã, com picos de até 31°C à tarde.

Cidades como Dourados e Três Lagoas devem registrar máximas de até 27°C, enquanto Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, não deve passar dos 24°C. Em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, a previsão é de até 28°C. Já em Coxim, no norte do estado, a máxima pode chegar a 29°C.

Os ventos, que nesta segunda atuam inicialmente do quadrante norte, devem girar para o sul ao longo do dia, com velocidades médias entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns pontos, no entanto, há possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h, o que pode intensificar a sensação de frio.

Com a chegada do inverno e a tendência de temperaturas extremas nos próximos dias, a orientação das autoridades meteorológicas é reforçar os cuidados com a saúde, especialmente com grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.