A passagem de uma frente fria acompanhada por uma massa de ar polar deve provocar uma acentuada queda nas temperaturas em Mato Grosso do Sul a partir desta segunda-feira (23). O fenômeno meteorológico conhecido como “mínima invertida”, quando os termômetros registram declínio ao longo do dia, pode derrubar as temperaturas para valores entre 4°C e 6°C em algumas regiões do estado.
Na terça-feira (24), as temperaturas devem atingir os menores patamares associados a este evento, com previsão de mínimas entre 0°C e 2°C e possibilidade de geadas, sobretudo na região sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para declínio de temperatura com risco à saúde e indicativo de geada em municípios como Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Naviraí, Mundo Novo e Sete Quedas.
Em Campo Grande, a segunda-feira começou com céu encoberto e pancadas de chuva durante a madrugada. A capital registrou 19°C ao amanhecer, mas os ventos de 42 km/h derrubaram a sensação térmica para 14,9°C. A temperatura máxima prevista para o dia não deve ultrapassar os 28°C.
Nas demais regiões do estado, os termômetros devem oscilar entre 4°C e 31°C, conforme a localidade. No sul e na região da Grande Dourados, as mínimas ficam entre 4°C e 15°C e as máximas variam de 19°C a 27°C. Já no sudoeste e no Pantanal, as mínimas oscilam entre 8°C e 19°C, com máximas que podem chegar aos 30°C. No bolsão, leste e norte, os valores devem variar entre 10°C e 16°C pela manhã, com picos de até 31°C à tarde.
Cidades como Dourados e Três Lagoas devem registrar máximas de até 27°C, enquanto Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, não deve passar dos 24°C. Em Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, a previsão é de até 28°C. Já em Coxim, no norte do estado, a máxima pode chegar a 29°C.
Os ventos, que nesta segunda atuam inicialmente do quadrante norte, devem girar para o sul ao longo do dia, com velocidades médias entre 40 km/h e 60 km/h. Em alguns pontos, no entanto, há possibilidade de rajadas superiores a 60 km/h, o que pode intensificar a sensação de frio.
Com a chegada do inverno e a tendência de temperaturas extremas nos próximos dias, a orientação das autoridades meteorológicas é reforçar os cuidados com a saúde, especialmente com grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.