A quinta-feira (29) começou com temperaturas baixas em Mato Grosso do Sul. Campo Grande registrou mínima de 6,9°C durante a madrugada, com sensação térmica de 3°C, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esta foi a temperatura mais baixa do ano na capital.
O frio intenso é consequência do avanço de uma massa de ar frio associada a um sistema de alta pressão atmosférica, que favorece o tempo seco e a presença de sol, com poucas nuvens em todo o estado.
Em Corumbá, o termômetro instalado recentemente na Fazenda Campo Zélia marcou 3°C, a menor temperatura registrada em Mato Grosso do Sul nesta quinta. Municípios da região sul, como Amambai, Aral Moreira e Ponta Porã, também tiveram mínimas abaixo dos 5°C.
De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), as regiões sul, cone-sul e grande Dourados enfrentam mínimas entre 4°C e 6°C, com possibilidade de registros pontuais entre 2°C e 3°C. Nessas áreas, pode ocorrer formação de geadas, variando de intensidade fraca a moderada.
Nas regiões sudoeste e pantaneira, os termômetros devem marcar mínimas entre 7°C e 11°C e máximas de até 18°C. No bolsão, leste e norte do estado, as temperaturas variam entre 9°C e 20°C. Em Campo Grande, a máxima prevista para esta quinta-feira é de 17°C.
Os ventos predominam do quadrante sul, com velocidade média entre 30 km/h e 50 km/h. Rajadas mais fortes, acima de 50 km/h, podem ocorrer em pontos isolados.
Segundo o Cemtec-MS, o tempo firme deve permanecer nos próximos dias, com manutenção das baixas temperaturas, especialmente nas madrugadas.