Atendimento será feito na USF Moreninhas III e prioriza moradoras de áreas vulneráveis
Uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande vai garantir, nesta sexta-feira (1), a inserção gratuita de Dispositivos Intrauterinos (DIU) em 50 mulheres da região das Moreninhas. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso a métodos contraceptivos a moradoras de áreas de maior vulnerabilidade social.
As pacientes foram selecionadas por meio de busca ativa feita pela equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Moreninhas III. “Durante as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde e das equipes de saúde da família, foram identificadas as mulheres que tinham interesse e se enquadravam nos critérios para a colocação do dispositivo”, afirma a superintendente da Rede de Atenção à Saúde, Ana Paula Resende.
O atendimento ocorrerá ao longo do dia, com quatro consultórios exclusivos para a inserção do DIU, sem comprometer o funcionamento regular da unidade. “A equipe dos programas de residência médica e multiprofissional que estão na unidade serão as responsáveis pela inserção dos dispositivos nas pacientes, enquanto o restante dos profissionais permanecerá atendendo à comunidade normalmente”, completa Resende.
Mulheres interessadas em colocar o DIU podem procurar a unidade de saúde mais próxima e se cadastrar no grupo de planejamento reprodutivo. Atualmente, o dispositivo é ofertado em 26 unidades da Capital; nas demais, as pacientes são encaminhadas ao Centro de Especialidades Médicas (CEM).
O atendimento desta sexta-feira será realizado na USF Dr. Judson Tadeu Ribas – Moreninhas III, localizada na Rua Anacá, 645 – Moreninha III, a partir das 8h. Representantes da Sesau estarão no local para entrevistas.
Foto: Agência Brasil
Com informações da Prefeitura de Campo Grande