Carregando…

Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quarta-feira (21), a comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e o uso de canetas emagrecedoras sem registro no Brasil. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A medida atinge os medicamentos à base de tirzepatida das marcas Synedica e TG, além da retatrutida, de todas as marcas e lotes. Segundo a Anvisa, esses produtos são fabricados por empresas desconhecidas e vêm sendo vendidos, principalmente por meio de perfis no Instagram, “sem registro, notificação ou cadastro na Anvisa”.

A tirzepatida é indicada para o tratamento do diabetes tipo 2 e passou a ser amplamente utilizada para perda de peso por meio das chamadas canetas emagrecedoras. No entanto, de acordo com a agência reguladora, os produtos comercializados pelas marcas Synedica e TG não possuem autorização sanitária no país.

Com a resolução, as empresas ficam impedidas de fabricar, distribuir, comercializar, importar e fazer propaganda de lotes produzidos a partir de 1º de janeiro de 2020.

Em comunicado, a Anvisa alertou que, por se tratarem de produtos irregulares e de origem desconhecida, “não há garantia sobre o seu conteúdo ou qualidade”. Por esse motivo, reforçou que essas canetas emagrecedoras não podem ser utilizadas “em nenhuma hipótese”.

A agência também lembrou que, em novembro de 2025, já havia proibido a importação de canetas emagrecedoras no Brasil após o aumento de vendas e anúncios irregulares pela internet. Atualmente, medicamentos desse tipo só podem ser comercializados com prescrição médica.

A Anvisa orienta que consumidores não adquiram medicamentos sem registro e reforça que a compra e o uso de produtos irregulares representam risco à saúde.

*Informações e imagem: Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.