A Prefeitura de Campo Grande recebeu, nesta sexta-feira (25), sete novas ambulâncias destinadas ao atendimento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Os veículos, adquiridos com recursos do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), incluem seis unidades de suporte básico e uma de suporte avançado, equipada com UTI móvel. A entrega encerra o contrato emergencial, que está previsto até julho, de locação de ambulâncias firmado em 2023.
Com a nova remessa, o número de ambulâncias renovadas chega a 13 — seis já haviam sido entregues em julho do ano passado. A prefeita Adriane Lopes (PP) afirmou que a medida representa o fim da dependência do aluguel, que custava R$ 1,4 milhão por mês aos cofres públicos.
“Recebemos hoje mais sete novas viaturas, uma sendo UTI totalmente equipada para melhor atender a população. Quando assumimos a gestão, o SAMU era muito precário. Hoje, a nossa equipe está totalmente atendida para que a população seja, em um tempo recorde, resgatada numa urgência nas ruas de Campo Grande”, explicou.
Segundo Adriane, a contratação emergencial foi necessária na época para evitar o colapso do atendimento. “Esse contrato foi emergencial, para atender o momento crítico do SAMU na capital. Mas hoje, com as ambulâncias novas, não teremos mais a necessidade de mantê-lo”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, reforçou que a frota antiga dificultava o atendimento. “Quando nós assumimos, nós estávamos com a frota totalmente defasada. Tinham várias notícias mostrando que os pacientes demoravam esse atendimento. Agora, com essa renovação, será suficiente e trará eficácia no atendimento, a diminuição do tempo-resposta”.
Rosana ainda afirmou que a renovação garante estrutura suficiente e maior agilidade nos atendimentos. “Agora com essa renovação da frota, será suficiente e trará eficácia no atendimento. A diminuição do tempo-resposta significa que o paciente precisa ser transportado e a gente consegue fazer isso com mais celeridade”.
O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) destacou a articulação política para incluir Campo Grande no plano nacional de renovação da frota do SAMU. “Nesse momento nós estamos entregando seis ambulâncias de simples remoção e mais uma de suporte avançado, com todos os equipamentos para dar condições de estabilidade às vítimas de acidentes, principalmente, e que possa chegar rápido no hospital onde eles vão ser atendidos”, afirmou.
Segundo o parlamentar, Mato Grosso do Sul recebeu 23 unidades do governo federal, sendo 13 delas destinadas à capital. “Seis vieram no ano passado. Uma chegou com atraso e está sendo entregue agora. E as outras seis fazem parte do plano de expansão. Ou seja, já não se trata apenas de substituir veículos antigos — estamos ampliando a cobertura”, concluiu.
- Colaborou Evelyn Mendonça