Com 50,61% do público-alvo imunizado, capital sul-mato-grossense mantém campanha ativa e reforça ações para ampliar cobertura vacinal
Campo Grande alcançou 50,61% da meta de vacinação contra a gripe em 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Embora esteja entre as capitais com melhor desempenho do país, na sexta colocação em cobertura vacinal, o município ainda considera o índice insuficiente e reforça o apelo à população para que busque os postos de vacinação.
Desde o início da campanha, foram aplicadas 224.110 doses da vacina contra a Influenza, principalmente em gestantes, idosos e crianças entre seis meses e menores de seis anos, grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
A superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente da capital, Veruska Lahdo, explica que a antecipação da campanha para o fim de março teve como objetivo facilitar o acesso ao imunizante. “Ainda assim, observamos uma dificuldade para que as pessoas busquem pela vacina, mesmo com plantões e horários estendidos em unidades de saúde”, afirma.
A preocupação maior está voltada às faixas etárias mais vulneráveis à forma grave da doença, como crianças menores de dois anos e idosos com mais de 70. Segundo a superintendente, essas populações precisam de atenção redobrada.
Para ampliar o alcance da campanha, a Secretaria tem mantido ações de vacinação em locais estratégicos da cidade, além de disponibilizar o imunizante nas 74 unidades de saúde da família (USFs), muitas das quais funcionam até as 22h.
Neste momento, a vacinação contra a gripe está aberta a toda a população a partir de seis meses de idade.
Foto: Prefeitura de Campo Grande