As doações de leite materno ao Hospital Universitário (HU) Maria Aparecida Pedrossian, filiado à Rede Ebserh (Humap-UFMS/Ebserh), sofrem uma redução significativa durante o período de festas e férias escolares. A sobrecarga na rotina das doadoras e viagens de final de ano impactam diretamente no volume recebido, segundo a nutricionista do Banco de Leite Humano do HU, Camila Pacheco.
“Normalmente fazemos até 10 visitas por dia, mas nesse período realizamos apenas uma ou duas, no máximo cinco visitas diárias”, explicou Camila.
O leite materno é fundamental para a recuperação de bebês internados em UTIs neonatais, especialmente os prematuros cujas mães enfrentam dificuldades na produção de leite. “O leite é específico para a espécie humana e, quando bem processado, é praticamente um remédio, porque todos os nutrientes são absorvidos pelo bebê. Já as fórmulas infantis podem causar intercorrências e até aumentar o tempo de internação”, afirmou a nutricionista.
De acordo com Camila, o banco de leite do HU realiza três pasteurizações semanais em períodos normais, mas essa frequência cai para duas em dezembro devido à queda no volume recebido. Além disso, parte do leite coletado é descartada por não atender aos critérios de qualidade.
Como doar
O HU oferece serviço de coleta domiciliar para facilitar as doações. As mães interessadas devem entrar em contato com o hospital, que envia uma equipe para orientações e fornecimento de frascos esterilizados. Caso os exames da doadora estejam desatualizados, testes rápidos são realizados durante a visita inicial.
As coletas ocorrem semanalmente, conforme a localização da doadora, e são agendadas com aviso prévio por telefone. Para mais informações, o HU orienta que as interessadas entrem em contato pelos telefones disponíveis: (67) 3345-3027 ou (67) 99633-2510.
Foto: Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica – UFMS