Iniciativa vai beneficiar 46 UBSs e USFs em todo o estado com atendimento até às 21h
O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta quarta-feira (30) o programa Horário Estendido, que prevê a ampliação do atendimento noturno em 46 Unidades de Saúde da Família (USFs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em diferentes municípios do estado. A medida busca facilitar o acesso da população aos serviços de saúde fora do horário comercial.
As unidades participantes funcionarão com atendimento estendido das 17h às 21h. A proposta tem o objetivo d atender principalmente a trabalhadores que não conseguem buscar atendimento médico durante o dia e desafogar as unidades de urgência e emergência, que vêm enfrentando superlotação com o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e outras doenças sazonais.
Cada unidade de saúde incluída no programa receberá R$ 20 mil por mês durante um ano, somando um investimento superior a R$ 11 milhões. Os municípios interessados devem solicitar a adesão ao programa em até 15 dias após a publicação da resolução no Diário Oficial do Estado.
O número de unidades com atendimento estendido por município será definido conforme o tamanho da população:
- Cidades com até 50 mil habitantes poderão incluir até uma unidade;
- Municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes poderão contar com até cinco unidades;
- Localidades com mais de 100 mil habitantes terão direito a até dez UBSs com horário ampliado.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul