Mato Grosso do Sul registrou 804 casos confirmados de dengue em 2025, segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). No total, o estado contabiliza 2.515 casos prováveis da doença.
De acordo com o levantamento, um óbito foi confirmado e outros dois estão em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de Japorã e Pedro Gomes apresentaram média de incidência de casos confirmados. A morte registrada ocorreu em Inocência.
A SES informou que 126.409 doses da vacina contra a dengue já foram aplicadas em Mato Grosso do Sul. O estado recebeu do Ministério da Saúde um total de 207.796 doses do imunizante, indicado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses entre elas.
O boletim também aponta 1.468 casos prováveis de Chikungunya no estado, dos quais 130 foram confirmados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Não há registro de mortes pela doença.
A SES reforça que a automedicação deve ser evitada e recomenda que pessoas com sintomas de dengue ou Chikungunya procurem atendimento em uma unidade de saúde.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul