O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) intensificou as orientações à população para evitar riscos durante as festas de Natal e Réveillon em Campo Grande. Com uma média de 650 chamadas diárias, a Central de Urgência do SAMU atende cerca de 235 mil ocorrências por ano, sendo a maior parte relacionada a problemas clínicos, como mal-estar, paradas cardiorrespiratórias, desmaios, acidentes domésticos e alergias.
A demanda por atendimentos de traumas, especialmente em acidentes de trânsito, também cresce no período. “Muitas vezes, as pessoas exageram no consumo de álcool, acham que estão bem e acabam dirigindo alcoolizadas, o que resulta em acidentes”, alerta a coordenadora do SAMU, Renata Veloso.
Durante as confraternizações, outro fator de risco comum é o engasgo, geralmente provocado por refeições mal mastigadas em momentos de descontração. Além disso, pessoas com condições preexistentes, como hipertensão e diabetes, frequentemente desrespeitam as restrições alimentares, abusando de alimentos gordurosos e doces, o que pode levar a quadros graves, como acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Entre os dias 1 e 18 de dezembro, o SAMU registrou 45 atendimentos a casos suspeitos de AVC em Campo Grande. Para facilitar a identificação desses casos, a instituição utiliza uma estratégia baseada na sigla do próprio nome:
- S de sorriso: Avaliação da simetria ao sorrir.
- A de abraço: Teste de elevação dos braços, verificando sinais de perda de força.
- M de música: O paciente é solicitado a cantar, avaliando consciência e orientação.
- U de urgência: Reforço da necessidade de ligar imediatamente para o 192 em caso de alterações nos testes.
Criado em 2004, o SAMU completou 20 anos de atuação em Campo Grande em 2024. O serviço opera com 14 bases estrategicamente distribuídas na cidade e conta com 14 ambulâncias em funcionamento diário, sendo quatro de suporte avançado e 11 de suporte básico.
A equipe é composta por 221 profissionais, que garantem o atendimento rápido e eficiente. Ao acionar o número 192, a ligação é atendida por um técnico de plantão, que encaminha o caso para um médico regulador. Este, em até 30 segundos, decide o tipo de viatura a ser enviada e comunica a equipe, que direciona a ambulância mais próxima para o atendimento.
Em caso de acidentes e ocorrências acione o SAMU imediatamente através do número 192.
Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande