A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) emitiu um alerta nesta quinta-feira (8) sobre golpes que circulam na internet envolvendo a venda do medicamento Mounjaro, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e usado, sem indicação, para emagrecimento. Anúncios falsos afirmam que o remédio estaria disponível para venda e retirada na Casa da Saúde Carlos Alberto Jurgielewicz, em Campo Grande.
A pasta esclarece que a Casa da Saúde não realiza qualquer tipo de venda de medicamentos nem atua como intermediária comercial. Os remédios distribuídos pelo local são oferecidos gratuitamente, mediante cadastro prévio dos pacientes.
“Trata-se de um golpe. Nenhum medicamento é vendido ou comercializado pela Casa da Saúde. Pedimos que a população não clique em links suspeitos e denuncie essas publicações falsas”, informou a SES, em nota.
O medicamento Mounjaro, tem como princípio ativo a tirzepatida e é indicado para controle da glicemia em pacientes com diabetes tipo 2. Apesar disso, ganhou visibilidade nos últimos meses pelo uso fora da bula como auxiliar na perda de peso — com efeitos superiores aos do Ozempic, outro medicamento usado com a mesma finalidade.
Registrado no Brasil em 2023, o Mounjaro ainda não está disponível para venda legal no país, com previsão de liberação a partir de junho deste ano. Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o valor máximo para o consumidor pelas quatro doses mensais foi fixado em R$ 3.627,82, podendo variar entre farmácias.
A SES reforça que a população deve buscar informações por meios oficiais e que qualquer suspeita de golpe deve ser denunciada às autoridades competentes.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul