A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, após a notificação de 448 casos da doença. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (5).
O período de calor e chuvas frequentes tem favorecido a proliferação do mosquito, aumentando o risco de transmissão. Para conter o avanço da dengue, a prefeitura reforçou as medidas preventivas e de controle.
Entre as principais ações estão a vacinação para pessoas de 10 a 14 anos, além de uma campanha temporária para o público de 4 a 59 anos. Mutirões de limpeza vêm sendo realizados ao longo do ano, com apoio da população, para eliminar criadouros do mosquito.
Os agentes de saúde também passam por capacitação contínua para intensificar o monitoramento e a aplicação de fumacê e bloqueios químicos nas áreas de maior risco.
A SESAU reforça a necessidade da participação da população na eliminação de focos do mosquito. A orientação é evitar acúmulo de água em recipientes, manter caixas d’água bem vedadas, limpar calhas e garantir o tratamento adequado de piscinas.

Com informações e imagem da Prefeitura de Campo Grande