A modernização da atenção primária à saúde em Mato Grosso do Sul ganhou um impulso significativo com o lançamento do programa APS Digital, uma iniciativa inédita no Brasil promovida pelo Governo de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). A proposta, que integra tecnologia à atuação dos agentes comunitários de saúde e controle de endemias, já distribuiu 5,4 mil tablets e 2 mil celulares, além de oferecer incentivos financeiros aos profissionais de todos os municípios do estado.
Com um investimento de mais de R$ 14,5 milhões, o programa busca otimizar a coleta e análise de dados, permitindo decisões mais rápidas e eficientes para atender às necessidades da população. O uso de dispositivos digitais elimina registros manuais, reduzindo o tempo gasto em tarefas administrativas e ampliando o foco no cuidado comunitário.
“Somos o primeiro estado a implantar uma ferramenta com esta magnitude. Com essa tecnologia, conectamos diretamente os agentes de saúde aos órgãos gestores, proporcionando estratégias mais eficazes e decisões mais assertivas””, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Além de modernizar o trabalho dos agentes, o programa oferece incentivos financeiros escalonados, que variam de 55% a 85% do salário-mínimo até 2026. Segundo a SES, essa medida reforça a valorização dos profissionais que desempenham um papel central na saúde pública.
Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul