COMPARTILHE

A partir desta terça-feira (13), todas as pessoas com idade a partir de seis meses podem se vacinar contra a gripe em Mato Grosso do Sul. A ampliação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) diante do aumento expressivo de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e idosos.

Até a 18ª semana epidemiológica, o estado registrou 2.708 casos de SRAG e 203 óbitos relacionados à doença. Entre os casos notificados, 586 foram confirmados para Influenza, com 68 mortes entre pacientes hospitalizados.

Idosos são o grupo mais afetado, representando 48,7% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,8%. Entre os idosos diagnosticados com gripe, 79,4% evoluíram para óbito.

Em Campo Grande, a capital declarou situação de emergência em saúde pública por causa da superlotação nos leitos de UTI neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas no estado, que atualmente lidera o ranking nacional de cobertura vacinal, segundo o Ministério da Saúde.

“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.

Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários — crianças, gestantes e idosos a partir de 60 anos — ainda está em 29,89%, abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.

  • Com informações do Governo de MS

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.