A partir desta terça-feira (13), todas as pessoas com idade a partir de seis meses podem se vacinar contra a gripe em Mato Grosso do Sul. A ampliação foi anunciada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) diante do aumento expressivo de casos e mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente entre crianças e idosos.
Até a 18ª semana epidemiológica, o estado registrou 2.708 casos de SRAG e 203 óbitos relacionados à doença. Entre os casos notificados, 586 foram confirmados para Influenza, com 68 mortes entre pacientes hospitalizados.
Idosos são o grupo mais afetado, representando 48,7% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,8%. Entre os idosos diagnosticados com gripe, 79,4% evoluíram para óbito.
Em Campo Grande, a capital declarou situação de emergência em saúde pública por causa da superlotação nos leitos de UTI neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra a Influenza foram aplicadas no estado, que atualmente lidera o ranking nacional de cobertura vacinal, segundo o Ministério da Saúde.
“Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas”, afirmou o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa.
Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários — crianças, gestantes e idosos a partir de 60 anos — ainda está em 29,89%, abaixo da meta de 90% estipulada pelo Ministério da Saúde.
- Com informações do Governo de MS