COMPARTILHE

A vacina contra a gripe passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Com a mudança, a imunização contra a influenza deixa de ocorrer apenas em campanhas sazonais e passa a ser oferecida regularmente nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso do Sul.

A medida garante proteção contínua para esses públicos. A vacina estará disponível em todas as salas de imunização a partir da segunda quinzena de março. Em 2024, cerca de 89,4 mil crianças já haviam sido vacinadas contra a gripe no estado.

Outras mudanças no calendário de vacinação

Além da inclusão da vacina contra a gripe, o Ministério da Saúde implementou outras alterações para 2025. A imunização contra a poliomielite passará a ser feita exclusivamente com a vacina inativada (VIP), que é injetável, substituindo as doses de reforço da vacina oral. Já a vacina contra o rotavírus teve o período de aplicação ampliado: a primeira dose, antes recomendada até os 3 meses e 15 dias, poderá ser administrada até os 11 meses e 29 dias. A segunda dose, antes limitada aos 7 meses e 29 dias, poderá ser aplicada até os 23 meses e 29 dias.

Covid-19: imunização mantida para grupos prioritários

A vacinação contra a covid-19 segue no calendário oficial, destinada a crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos e gestantes. Para grupos especiais a partir de 5 anos, a aplicação será periódica: a cada seis meses para imunocomprometidos e anualmente para pessoas em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, puérperas, pessoas com deficiência permanente, entre outros.

Para a população geral entre 5 e 59 anos que nunca recebeu nenhuma dose, a recomendação do Ministério da Saúde é de dose única.

As mudanças no calendário de imunização foram adotadas com base em estudos científicos e têm como objetivo ampliar a proteção contra doenças preveníveis, garantindo maior acesso às vacinas e reduzindo riscos à saúde da população.

  • Foto de capa: Unsplash

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.