COMPARTILHE

A vacinação é frequentemente associada à infância, mas manter a caderneta de vacinação em dia durante a fase adulta é fundamental para prevenir doenças graves e suas complicações. Entre as doenças evitáveis estão gripes, pneumonias, doenças cardiovasculares, pulmonares e neurológicas, que podem afetar a qualidade de vida, especialmente com o avanço da idade.

A queda da imunidade com o envelhecimento torna ainda mais importante a atualização das vacinas a partir dos 60 anos. A seguir, veja as vacinas recomendadas para adultos e entenda por que elas são essenciais:

  1. Hepatite B
    Para quem não foi imunizado na infância, é necessário tomar três doses da vacina. Ela previne a hepatite crônica, que pode levar a cirrose e câncer no fígado. A hepatite B é uma doença grave e sua prevenção é fundamental.
    Disponível: Rede Pública e privada.

  2. DTPa (Difteria, Tétano e Coqueluche)
    Reforço a cada 10 anos para adultos, a vacina protege contra doenças infecciosas graves que podem causar complicações sérias, como paralisia e complicações respiratórias.
    Disponível: Rede Pública e privada.

  3. Febre Amarela
    Indicada para quem mora ou viaja para áreas endêmicas, essa vacina oferece proteção por toda a vida, sendo essencial para quem frequenta regiões com risco de transmissão do vírus.
    Disponível: Rede Pública e privada.

  4. Influenza (Gripe)
    Importante principalmente para idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas. A vacina contra a gripe também é recomendada para adultos saudáveis, especialmente em períodos de surto.
    Disponível: Rede Pública (inicialmente para grupos prioritários) e privada.

  5. HPV
    A vacina contra o HPV previne o câncer de colo de útero e outros tipos de câncer relacionados ao vírus. A recomendação é para mulheres e homens de 15 a 45 anos, com três doses.
    Disponível: Rede Pública (para adolescentes e pessoas com comorbidades) e privada.

  6. Meningocócica ACWY
    Recomendada para adultos que frequentam grandes aglomerações ou viajam para áreas de risco, protege contra quatro tipos de meningite e outras infecções graves causadas pela bactéria meningococo.
    Disponível: Privada.

  7. Pneumocócica 23-valente
    Necessária para pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas, essa vacina previne a pneumonia e outras infecções pneumocócicas, protegendo o sistema respiratório.
    Disponível: Rede Pública (grupos de risco) e privada.

  8. Abrysvo®
    Vacina indicada para gestantes entre a 24ª e 36ª semanas de gestação e para idosos, com o objetivo de prevenir complicações respiratórias causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), que afeta principalmente os pulmões.

  9. Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)
    A vacinação contra essas doenças deve ser feita especialmente por adultos que não completaram o esquema vacinal durante a infância. A reintrodução do sarampo no Brasil torna essa vacina indispensável para adultos entre 30 e 59 anos.
    Disponível: Rede Privada.

  10. Herpes Zóster
    A partir dos 50 anos, a vacina contra herpes zóster é recomendada para reduzir o risco de desenvolver a doença, que pode causar dor intensa e prolongada.
    Disponível: Rede Privada.

Manter as vacinas em dia é uma forma simples e eficaz de garantir a proteção do organismo contra doenças que, sem a devida imunização, podem representar sérios riscos à saúde. Além disso, a vacinação ajuda a evitar a transmissão de doenças a pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos, contribuindo para a criação de uma rede de proteção.

 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.