COMPARTILHE

Acidentes de trânsito que envolvem veículos e postes de energia elétrica continuam a ser registrados em Mato Grosso do Sul. Em 2025, foram contabilizadas 114 colisões desse tipo no estado, o que corresponde a uma média de um poste derrubado a cada três dias. Além do risco à vida, as ocorrências provocam interrupções no fornecimento de energia e afetam serviços essenciais, como hospitais, escolas e o comércio.

Levantamento da Energisa MS mostra que o número de acidentes permanece elevado nos últimos anos. Em 2023, foram contabilizadas 106 ocorrências. Em 2024, o total subiu para 119, e em 2025 chegou a 114 casos. O impacto financeiro também é significativo. No ano passado, o custo médio por poste abalroado foi de R$ 8.211,67, valor que deve ser arcado pelo motorista responsável pelo acidente.

Campo Grande lidera o ranking de municípios com maior número de registros em 2025, com 17 postes derrubados. Dourados aparece em seguida, com 10 ocorrências, e Coxim, com 5. Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Nioaque e Paranaíba tiveram quatro casos cada. Já Jardim, Amambai e Caracol registraram três ocorrências no período.

O coordenador de Construção e Manutenção da Energisa MS, João Ricardo Nascimento, destaca que esse tipo de acidente envolve riscos graves e exige cuidados imediatos. “Em caso de colisão com poste, é fundamental não tentar sair do veículo e nem tocar em suas partes metálicas. Não encostar no poste e em cabos da rede de energia que ainda podem estar energizados, e provocar descargas elétricas, gerando incêndio e até acidentes fatais. É fundamental ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros e para a Energisa.”, explica.

Segundo a concessionária, a atenção e o respeito às normas de trânsito são medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência e evitar danos à rede elétrica, prejuízos financeiros e, principalmente, riscos à segurança da população.

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.