COMPARTILHE

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) indicam que Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com redução nos índices de roubo e furto em comparação a 2024. O balanço, divulgado nesta quinta-feira (8), atribui o resultado a investimentos em efetivo, infraestrutura e ações integradas das forças de segurança.

De acordo com a Coordenadoria de Estatística da Sejusp, foram registrados 2.631 roubos no Estado entre janeiro e dezembro de 2025, ante 3.130 ocorrências no mesmo período do ano anterior. A queda é de 15,9%. A maior redução percentual ocorreu nos casos de roubo seguido de morte, com retração de 23,5%.

Outras modalidades também apresentaram recuo: roubo ao comércio (-21,3%), roubo em via urbana (-17,4%), roubo de veículos (-11,5%) e roubo em residências (-8,9%).

Os furtos tiveram diminuição mais moderada. Em 2024, o Estado contabilizou 33.265 ocorrências; em 2025, foram 32.739 registros, queda de 1,6%. O furto de veículos foi o destaque, com redução de 17,2%, seguido do furto em residência, que caiu 1,2%.

Na capital, Campo Grande, a redução dos roubos foi ainda mais expressiva. O número total de ocorrências caiu 20,7% em 2025. O roubo em via urbana recuou 23,1%, passando de 1.553 casos em 2024 para 1.196 no ano passado. Houve também queda no roubo ao comércio (-19,5%), roubo de veículos (-14,8%) e roubo em residências (-11,1%).

Em relação aos furtos, Campo Grande apresentou leve aumento de 0,3% no total de registros. Apesar disso, o furto de veículos caiu 22,1% na capital.

Para o delegado titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (Defurv), Francis Flávio Araújo Tadano Freire, a redução está ligada ao enfrentamento ao crime organizado. Segundo ele, operações contra quadrilhas interestaduais, especialmente as envolvidas no furto de caminhonetes e na adulteração de veículos, contribuíram para os resultados. Ele cita a Operação Placa Fria, que investigou o uso de placas falsas para dar aparência de legalidade aos veículos.

O comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Emerson de Almeida Vicente, afirma que os números refletem o fortalecimento do planejamento policial. De acordo com ele, a conclusão do curso de formação de novos policiais militares, em agosto de 2025, ampliou a capacidade operacional da corporação. A capital também passou por uma reestruturação do policiamento, com a ampliação da setorização de 38 para 50 áreas, o que, segundo o comandante, permitiu respostas mais rápidas e maior presença policial.

Em 2025, o Governo do Estado formou 427 novos soldados da Polícia Militar, realizou concurso público da Polícia Civil, com previsão de incorporação de cerca de 400 agentes, e concluiu processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar, que adicionou mais 250 servidores à área de segurança.

Os investimentos incluem ainda obras de infraestrutura, como a construção do novo prédio da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac) Centro, em Campo Grande. A obra, executada pela Agesul, tem investimento previsto de R$ 6,1 milhões e, segundo o governo, está com 24,6% de execução.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em exercício, Ary Carlos Barbosa, afirma que a integração entre as forças policiais é decisiva para a queda dos índices. Segundo ele, os dados refletem uma política pública baseada em planejamento e investimentos contínuos em pessoal, tecnologia e estrutura.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.