O Aeroporto Regional de Dourados – Francisco de Matos Pereira, retomou nesta segunda-feira (8) os voos comerciais suspensos desde 2021. A operação ocorre sob gestão da Infraero, que assumiu o terminal em agosto de 2024, em contrato firmado com a prefeitura.
A Latam inaugurou a nova fase com três frequências semanais na rota Dourados–São Paulo/Guarulhos, a rota é operada com aeronaves Airbus A319, com capacidade para até 140 passageiros. Os voos são realizados 3 vezes por semana, às segundas, quintas e sextas-feiras, saindo de Guarulhos às 7h45, com duração aproximada de 2 horas. No sentido inverso, partem de Dourados às 9h20.
A partir de Guarulhos, os passageiros terão acesso a mais de 50 destinos nacionais e 90 internacionais, segundo a companhia. No voo inaugural, a ocupação chegou a 90%.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, afirmou que o momento representa um marco para a aviação regional. “É com grande satisfação que a Infraero participa desse momento marcante na vida econômica da região de Dourados, cumprindo assim o seu papel de contribuir para o crescimento da aviação regional, integrando regiões importantes aos grandes centros do Brasil e também via conexões internacionais”, disse.
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), destacou a importância estratégica da retomada. “São novos voos para a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Inserir Dourados, e todos os municípios do seu entorno, nessa conectividade com o maior aeroporto do Brasil representa muito, fruto de um trabalho de muitos atores comprometidos com o desenvolvimento do estado”, declarou.
O prefeito Marçal Filho (PSDB) afirmou que os investimentos realizados no aeroporto garantem segurança e abrem espaço para expansão. “A Latam acreditou no potencial econômico de Dourados e temos convicção que a demanda por voos fará com que a empresa amplie sua presença na nossa cidade, criando novas rotas e novos voos”, disse.
Para a Latam, a inauguração reforça a estratégia de expansão no estado. “Esta é a segunda nova base da Latam no Mato Grosso do Sul sendo aberta em menos de uma semana. Inauguramos uma rota para Bonito na quarta-feira passada e, agora, com Dourados, temos a certeza de que estamos contribuindo para o crescimento econômico e turístico do estado”, afirmou Eduardo Macedo, head de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
Entre as obras homologadas pela Infraero e órgãos de aviação civil estão a pista de pouso e decolagem, as pistas de taxiamento, o pátio de manobras, o PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e a EPTA (Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo).
Foto: Divulgação LATAM