Estão abertas até 29 de setembro as inscrições para o projeto de extensão Repórter Júnior 2025, que vai selecionar alunos e professores de escolas públicas e particulares de Campo Grande para a cobertura do Integra UFMS 2025, maior evento de ciência, tecnologia e inovação de Mato Grosso do Sul.
Ao todo, serão oferecidas 30 vagas para repórteres juniores e dez para tutores. Os participantes atuarão na produção de reportagens em texto, vídeo, foto e áudio durante o evento, que acontece de 20 a 25 de outubro na Cidade Universitária.
A iniciativa integra o projeto Prática Educomunicativa – Repórter Júnior, promovido pela Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc) e pela Empresa Júnior Brava, com apoio da Agecom (Agência de Comunicação Social e Científica). Desde a primeira edição, em 2017, o programa já envolveu mais de 20 alunos e 40 tutores de 66 escolas. Em 2024, registrou recorde de participação.
Segundo a coordenadora do projeto, Rose Pinheiro, o objetivo é estimular a prática educomunicativa, fortalecer a divulgação científica e aproximar a UFMS dos estudantes da educação básica. “Além de discutir educação midiática e popularização da ciência, o projeto oferece aos alunos a experiência de vivenciar a universidade, entrevistando pesquisadores e produzindo conteúdos no maior evento científico do estado”, afirmou.
Antes da cobertura, os selecionados passarão por quatro oficinas preparatórias de vídeo, rádio, mídias sociais, texto e fotografia, nos dias 4 e 18 de outubro, em períodos matutino e vespertino, no Complexo EaD e na Escola de Extensão da UFMS.
Para se inscrever, os estudantes precisam preencher formulário disponível na página do Integra UFMS, anexar declaração da escola e, no caso de menores de idade, autorização dos responsáveis. Também devem enviar um vídeo criativo de apresentação pessoal, que pode ser gravado e editado livremente, postado no YouTube ou disponibilizado no Google Drive. Professores interessados devem preencher formulário específico para tutores.
Os conteúdos produzidos serão publicados no site e nas redes sociais do Integra UFMS, além de exibidos pela TV UFMS e pela Rádio Educativa UFMS 99.9. Em 2024, os repórteres juniores produziram 101 materiais jornalísticos, aumento de 17,4% em relação a 2023.
Neste ano, o projeto conta ainda com parcerias da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. O edital com todos os requisitos e modelos de declaração está disponível na página do Integra UFMS.
Com informações e imagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul