As agências bancárias de todo o país estarão fechadas na segunda-feira (16) e na terça-feira (17) de carnaval e retomam o atendimento presencial na Quarta-feira de Cinzas (18) a partir das 12h, no horário de Brasília. A informação foi confirmada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que divulgou orientações sobre o funcionamento do sistema financeiro durante o período da folia.
Os dias 16 e 17 de fevereiro serão pontos facultativos na administração pública federal. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) também decretou ponto facultativo até as 14h da Quarta-feira de Cinzas, o que impacta o funcionamento de diversos serviços, incluindo o setor bancário.
Segundo a Febraban, durante o carnaval não haverá compensações bancárias, como a Transferência Eletrônica Disponível (TED). Já o Pix seguirá operando normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante os feriados.
Em comunicado, a federação destacou que “as compensações bancárias não serão efetivadas nessas datas, incluindo a TED, mas o Pix funciona normalmente, 24 horas por dia e todos os dias da semana”.
Mesmo com as agências fechadas, os clientes poderão utilizar caixas eletrônicos, aplicativos e sites dos bancos para movimentações básicas, como consultas, transferências via Pix e pagamentos.
A Febraban orienta que os usuários priorizem os canais digitais. “A orientação é que os clientes utilizem, preferencialmente, os meios eletrônicos, como aplicativos e internet banking, para realizar transferências e pagamentos”, informou a entidade.
Contas e tributos
Boletos bancários e contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento nos dias 16 e 17 poderão ser pagos, sem acréscimo, na Quarta-feira de Cinzas.
Já no caso de impostos e tributos, a recomendação é diferente. Se o vencimento ocorrer durante o período do carnaval, o pagamento deve ser antecipado para evitar a cobrança de juros e multa.
Nas cidades em que as agências costumam fechar antes das 15h, o início do expediente na Quarta-feira de Cinzas será antecipado para garantir, no mínimo, três horas de atendimento presencial ao público.
Com isso, quem pretende resolver pendências bancárias durante o carnaval deve se programar e utilizar os canais digitais, já que o atendimento físico ficará suspenso por dois dias em todo o país.
Com informações e imagem da Agência Brasil




















