quarta-feira, 05/02/2025, 17:55

A companhia Circo do Mato, com sede em Campo Grande, inicia 2025 com o espetáculo Ponto de Partida, seu primeiro solo, que estreia na capital sul-mato-grossense antes de seguir para Salvador (BA). A peça, dirigida por João Lima, é financiada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

As apresentações ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, às 20h, na sede da companhia, localizada na Rua Tonico de Carvalho, 263, Bairro Amambaí. Em Salvador, o espetáculo será itinerante, com sessões no Teatro Sesc Rio Vermelho (23/1), Teatro Sesc-Senac Pelourinho (24 e 25/1) e Casa Preta Espaço de Cultura (26/1).

Os ingressos poderão ser trocados por doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas ou materiais de higiene, que serão destinados a instituições sociais locais, como o Recanto Feliz, em Campo Grande.

Dirigida por João Lima e com texto de Breno Moroni, Ponto de Partida narra a trajetória de um palhaço idoso, descendente de uma família circense tradicional, que espera por um contratante para sua última apresentação. O espetáculo mistura humor, nostalgia e reflexões sobre o tempo, buscando homenagear os palhaços brasileiros.

Segundo Mauro Guimarães, ator que interpreta o protagonista, o projeto é desafiador. “O meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele e nesta roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador, porque diferente de um trabalho exclusivamente do teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo, não, você traz o seu palhaço que é a sua persona circense, você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço só que em um outro contexto”, explica.

O espetáculo levou 10 anos para ser produzido, enfrentando dificuldades em captar recursos. Apenas em 2023, com a aprovação no edital Funarte Retomada, o projeto ganhou viabilidade.

Além de ser o primeiro solo da companhia, Ponto de Partida marca uma importante conquista para o Circo do Mato: a apresentação em Salvador, com o apoio de espaços culturais renomados.

A Cia Circo do Mato, fundada nos anos 1990, é uma associação cultural sem fins lucrativos que mistura teatro e circo em suas produções. Em 2011, tornou-se um Ponto de Cultura, ampliando sua atuação em Mato Grosso do Sul e promovendo acesso à arte em diversas comunidades.

Serviço

Campo Grande:
Dias: 17, 18 e 19 de janeiro de 2025
Horário: 20h
Local: Sede do Circo do Mato
Endereço: Rua Tonico de Carvalho, 263 – Bairro Amambaí

Salvador:
Teatro Sesc Rio Vermelho: 23 de janeiro
Teatro Sesc-Senac Pelourinho: 24 e 25 de janeiro
Casa Preta Espaço de Cultura: 26 de janeiro

Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível, fralda geriátrica ou material de higiene.

Mais informações no Instagram oficial: @circodomato.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.