COMPARTILHE

A companhia Circo do Mato, com sede em Campo Grande, inicia 2025 com o espetáculo Ponto de Partida, seu primeiro solo, que estreia na capital sul-mato-grossense antes de seguir para Salvador (BA). A peça, dirigida por João Lima, é financiada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

As apresentações ocorrem nos dias 17, 18 e 19 de janeiro, às 20h, na sede da companhia, localizada na Rua Tonico de Carvalho, 263, Bairro Amambaí. Em Salvador, o espetáculo será itinerante, com sessões no Teatro Sesc Rio Vermelho (23/1), Teatro Sesc-Senac Pelourinho (24 e 25/1) e Casa Preta Espaço de Cultura (26/1).

Os ingressos poderão ser trocados por doações de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas ou materiais de higiene, que serão destinados a instituições sociais locais, como o Recanto Feliz, em Campo Grande.

Dirigida por João Lima e com texto de Breno Moroni, Ponto de Partida narra a trajetória de um palhaço idoso, descendente de uma família circense tradicional, que espera por um contratante para sua última apresentação. O espetáculo mistura humor, nostalgia e reflexões sobre o tempo, buscando homenagear os palhaços brasileiros.

Segundo Mauro Guimarães, ator que interpreta o protagonista, o projeto é desafiador. “O meu primeiro solo, apesar de décadas de profissão, é muita responsabilidade. Outra questão é que o meu palhaço não fala, é característico dele e nesta roupagem a gente tem o texto. Então, é algo novo, desafiador, porque diferente de um trabalho exclusivamente do teatro, em que a personagem é construída, na linguagem do circo, não, você traz o seu palhaço que é a sua persona circense, você pode moldá-la, mas continua sendo o mesmo palhaço só que em um outro contexto”, explica.

O espetáculo levou 10 anos para ser produzido, enfrentando dificuldades em captar recursos. Apenas em 2023, com a aprovação no edital Funarte Retomada, o projeto ganhou viabilidade.

Além de ser o primeiro solo da companhia, Ponto de Partida marca uma importante conquista para o Circo do Mato: a apresentação em Salvador, com o apoio de espaços culturais renomados.

A Cia Circo do Mato, fundada nos anos 1990, é uma associação cultural sem fins lucrativos que mistura teatro e circo em suas produções. Em 2011, tornou-se um Ponto de Cultura, ampliando sua atuação em Mato Grosso do Sul e promovendo acesso à arte em diversas comunidades.

Serviço

Campo Grande:
Dias: 17, 18 e 19 de janeiro de 2025
Horário: 20h
Local: Sede do Circo do Mato
Endereço: Rua Tonico de Carvalho, 263 – Bairro Amambaí

Salvador:
Teatro Sesc Rio Vermelho: 23 de janeiro
Teatro Sesc-Senac Pelourinho: 24 e 25 de janeiro
Casa Preta Espaço de Cultura: 26 de janeiro

Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível, fralda geriátrica ou material de higiene.

Mais informações no Instagram oficial: @circodomato.

Com informações e imagem do Governo de Mato Grosso do Sul

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.