COMPARTILHE

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de um grupo de trabalho com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para trocar informações sobre brasileiros deportados e a operacionalização dos voos de deportação. Segundo o MRE, a medida busca garantir “a segurança e o tratamento digno e respeitoso dos passageiros”.

O acordo prevê a criação imediata de uma linha direta de comunicação entre os membros do grupo para permitir acompanhamento em tempo real dos voos.

A proposta havia sido discutida na terça-feira (28) em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros no Palácio do Planalto. O governo também anunciou a instalação de um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, principal terminal de desembarque de voos fretados pelo governo norte-americano para a deportação de brasileiros.

A mobilização ocorre após um voo de deportação com 88 brasileiros enfrentar problemas como passageiros algemados durante todo o trajeto, relatos de agressões por agentes americanos, privação de comida e acesso ao banheiro, além de falhas no ar-condicionado que levaram a paradas não previstas.

Em uma dessas paradas, em Manaus, na sexta-feira (24), a Polícia Federal determinou a retirada das algemas. Os passageiros foram transferidos para um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e seguiram para Belo Horizonte, onde chegaram no sábado (25).

Na segunda-feira (27), a secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do MRE, Márcia Loureiro, reuniu-se com Gabriel Escobar, encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, para tratar do assunto. A convocação pelo Itamaraty foi um gesto diplomático de descontentamento com a condução das deportações.

Foto: Força Área Brasileira – FAB

Com informações da Agência Brasil

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.