COMPARTILHE

Recurso federal permitirá entrega de cinco EMEIs e uma escola municipal; repactuação inclui outras unidades paralisadas

Com aporte de R$ 21 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Prefeitura de Campo Grande deve concluir obras em cinco Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e em uma escola municipal. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (3), durante reunião entre representantes do FNDE e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O encontro, realizado na sede da Semed, contou com a presença do diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, além da prefeita Adriane Lopes, do secretário municipal de Educação, Lucas Bitencourt, do deputado federal Dagoberto Nogueira, vereadores e técnicos da secretaria.

Segundo a gestão municipal, das 13 obras mapeadas na rede, oito estão em andamento e uma já foi concluída: a EMEI Jardim Inápolis, entregue no início deste ano. As seis unidades previstas para conclusão com os recursos federais são: EMEIs Jardim Radialista, Popular, Anache, Oliveira III e São Conrado, além da Escola Municipal Vila Nathália.

O repasse federal também permitiu a repactuação de outras cinco EMEIs com obras paralisadas — Jardim Talismã, Jardim Colorado, Nashville, Serraville e Moreninhas II —, cujos projetos foram atualizados e validados, com a previsão de retomada nos próximos meses.

De acordo com a Semed, cada EMEI terá capacidade para atender cerca de 300 crianças, o que representa aproximadamente 3,3 mil novas vagas na rede pública. Já a escola municipal atenderá turmas do grupo 5 da educação infantil ao ensino fundamental, com cerca de 700 vagas. A estimativa é de que cerca de 4 mil novas matrículas sejam abertas com a conclusão das obras.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme) é formada por 206 unidades escolares, entre escolas e EMEIs, com mais de 111 mil estudantes matriculados. O objetivo da prefeitura é avançar na meta de reduzir a fila de espera por vagas na educação infantil.

Além das obras em andamento, o município cadastrou no Novo PAC 2025 projetos para a construção de dez novas EMEIs, com expectativa de captação de recursos federais adicionais.

Durante a reunião, o diretor do FNDE, Anderson Wilson Sampaio Santos, elogiou a articulação técnica do município e afirmou que a liberação dos recursos está alinhada à prioridade nacional de ampliar o acesso à educação infantil. “Ficamos contentes em direcionar recursos a cidades que apresentam projetos sólidos e investem efetivamente em educação”, disse.

  • Foto de capa: Ana Paula Fernandes

Os comentários a seguir não representam a opinião do Portal Total News

Deixe um comentário

Total News MS

AD BLOCKER DETECTED

Indicamos desabilitar qualquer tipo de AdBlocker

Please disable it to continue reading Total News MS.